Hipnose Ericksoniana pode modificar seus hábitos alimentares.

Resultado de imagem para hipnose alimentação

A terapia pela Hipnose Ericksoniana pode trazer mais saúde à sua vida. Pois permite que o indivíduo possa modificar sua relação com a comida e assim melhorar seus hábitos alimentares.
Esta forma de Psicoterapia Breve pode elevar sua qualidade de vida das seguintes maneiras:
Vencer a compulsão alimentar, que é um distúrbio caracterizado pelo descontrole emocional. A pessoa confunde fome com vontade de comer e assim a acaba comendo muito mais que o necessário ao longo do dia e principalmente à noite nos famosos "ataques à geladeira".
No momento em que come exageradamente, sente a satisfação, matando a fome física e emocional, mas logo após sente arrependimento, culpa e frustração. Acaba deprimindo sem saber o que fazer e aí come de novo, perpetuando esse ciclo.
As consequências não são apenas a aparência física, mas também a diabetes, a síndrome metabólica, a falta de disposição, limitações físicas e até mesmo, por que não, consequência financeiras, gastando com mais comidas, doces, enlatados, e também gastando com dietas, remédios e tratamentos nos quais não permanece muito tempo por não ver os resultados no tempo que quer, ou seja, querendo que sejam resultados rápidos. Perde a motivação de continuar.
Você pode dizer "não tenho compulsão". Acredito em você, mas antes conheça os sintomas pra que você faça uma melhor auto-analise:
Você come escondido? Sem fome? Rápido demais? Até passar mal? O dia todo? Pra aliviar a tensão? Sente-se culpado depois?
Os motivos da compulsão são diversos, mas alguns são pra dar um suporte emocional. Não fosse a comida pra aliviar o stress, você não conseguiria lidar tão bem com as tristezas e frustrações pelo que passou.
Acontece que isso funcionou muito bem antes, talvez quando você tinha um metabolismo que dava conta do recado. Mas agora seu organismo pede que você encontre uma forma melhor e mais saudável pra lidar com os nossos estresses e ansiedades diários. E é perfeitamente possível fazer isso, acontece que temos só um detalhe a vencer: o hábito.
Bem, não quero diminuir sua auto-estima, mas muitas pessoas que tem tal tendência a comer desta forma já apresentam uma certa baixa-auto-estima. A boa notícia é que a Hipnose Ericksoniana pode lhe dar a oportunidade para uma vida saudável, elevando sua auto-estima e curando suas emoções.
Pergunte "como"?
Talvez você não saiba, mas seus hábitos e costumes estão enraizados em suas aprendizagens inconscientes e que estão incompletas. É com se você pegasse uma informação e não a ouvisse toda e já fosse correndo executar sem saber os "poréns". Tipo, sua mãe lhe diz "só atravesse a rua no sinal vermelho pros carros" e você assim que fica vermelho sai correndo pra atravessar. E sua mãe ainda iria completar "a não ser que não tenha carros, observe se pararam etc". Aí você cresce, atravessa somente vendo sinal, é atropelado e diz "mas eu fiz o certo". Essa explicação exagerada ilustra como aprendemos coisas que não funcinam pra tudo e nem pra sempre. E a maioria desses aprendizados são inconscientes, vieram de nossa experiência, não porque alguém nos falou diretamente com todas as letras (bem, às vezes sim, como quando dizem "você é incapaz", "seu primo é melhor que você" etc).
Agora a parte boa, para modificá-las, é necessário acessar a sua sabedoria do inconsciente, sua parte sábia, seu "Eu superior". A intervenção hipnótica pode oferecer condições para que a pessoa acesse esses seus recursos para que mude essas aprendizagens incompletas. Você achará sua resposta. E não eu ou ninguém. Só vou criar o clima pra esse encontro amoroso entre você e, bem, você mesmo só que mais poderoso.
Nessa condição especial interna, estágio de transe, indução hipnótica, estado alterado ou elevado do consciente (há muitos nomes pra mesma coisa) a pessoa desenvolve mais consciência para identificar o que faz com que ela pense e se comporte de determinada maneira, por que se relaciona mal com a comida. E se essa maneira não for saudável, esse estado ajuda o paciente a acessar os recursos da mente inconsciente para que busque as soluções, pra que sinta o que lhe motiva a adotar novos hábitos e dar uma espiada em o que acontecerá no futuro se continuar do jeito que está.
O processo Ericksoniano é estratégico e ótimo pra melhorar não só a saúde mental e emocional, como a física também. Afinal de contas, somos serem com muitas facetas a se prestar atenção e, normalmente, quem busca se alimentar melhor, se exercitar mais, esquece que se não der atenção às suas emoções, serão elas que poderão lhe motivar ou desmotivar, lhe sabotar ou lhe fazer evoluir.
Deste modo, com esse novo olhar sobre o que está acontecendo consigo mesmo, o sujeito conseguirá de maneira eficaz transformar seus antigos hábitos disfuncionais, uma vez que tem mais consciência das suas emoções e como elas interferem  na sua relação com a comida.
Pra saber mais, acesse meu ebook Os Segredos dos Hábitos Saudáveis neste site onde você aprenderá os principais sabotadores do emagrecimento.
E também, confira o treinamento Emagreça com a Cabeça, onde em 10 sessões você terá um passo a passo de como você vai se empoderar pra seguir na dieta, planejamento alimentar e de exercícios que você escolheu e atingir sua meta. Meta essa que envolve não um corpo escultural necessariamente, mas o que você se sente bem e confortável.
Confira mais algumas explicações e alguns exercícios neurolinguísticos no meu Canal do Youtube.


José Marcelo B. de Oliveira - psicologo, coach e hipnoterapeuta.

Comentários