Fome Real x Fome Emocional

 

FOME REAL X EMOCIONAL

A fome emocional gera consequências para a saúde física e mental. O primeiro passo é diferenciá-la da fome comum. Vamos conhecer as principais características para diferenciar a fome real da fome emocional.

A fome emocional é o uso dos alimentos como uma ajuda para regular nossas emoções. Em muitas situações, tristeza, raiva, frustração ou decepção nos oprimem. E se não temos recursos para lidar com eles, é fácil recorrer à comida para aliviar o desconforto pois, ao consumir certos tipos de alimentos, ativamos o circuito de recompensa do cérebro que nos dá sensações agradáveis.

No entanto, esse bem-estar é temporário e, quando o desconforto volta, vem acompanhado pelo sentimento de culpa por ter comido mais do que o necessário. Para interromper o ciclo da fome emocional, devemos ser capazes de reconhecê-la e agir de acordo.

Fome real:

  • Surge gradualmente e aumenta com o passar das horas.
  • A fome é uma sensação fisiológica e tem origem no estômago.
  • Temos a capacidade de selecionar o tipo de alimento que queremos consumir naquele momento.
  • Geralmente optamos por alimentos nutritivos, pratos saudáveis e equilibrados.

Fome emocional:

  • Aparece de repente. De um momento para outro sentimos o desejo repentino de comida que precisamos satisfazer imediatamente.
  • Não se origina no estômago, pois não é uma sensação fisiológica. Tem sua origem na mente como resultado de certas imagens ou representações mentais dos alimentos. Ou seja, ao pensar ou imaginar um tipo de alimento, o impulso se torna tão forte que você perde o controle.
  • A dieta torna-se caótica. É realizada uma ingestão automática e descontrolada, sem medir quantidades ou selecionar deliberadamente os alimentos. Você come por impulso, por necessidade, em grandes quantidades e sem uma escolha deliberada.
  • Em geral, são consumidos alimentos hipercalóricos e ultraprocessados, ricos em gorduras e açúcares e com pouco valor nutricional. Esses alimentos, além de nocivos, não nos saciam ou o fazem por períodos de tempo muito curtos.

Como podemos evitar a fome emocional?

Quando sentir fome, pare e tente identificar de que tipo é, seguindo os parâmetros acima.

Anote quais situações ou emoções despertam fome emocional em você. Algumas pessoas recorrem a esse tipo de dieta para acalmar a ansiedade, outras para deixar de sentir tristeza ou vazio.

Toda vez que ingerir algo, anote o que, a porção, o dia, a hora, onde estava, o que estava fazendo, com quem, quais pensamentos e sentimentos você tinha na hora.

Uma vez identificadas as emoções desencadeantes, é hora de adquirir ou desenvolver estratégias de enfrentamento mais saudáveis. Você pode recorrer à meditação, respiração diafragmática, escrita terapêutica… Qualquer opção que o ajude a processar esse estado emocional desconfortável será adequada.

Lembre-se e diga a si mesmo que comida é o combustível do seu corpo e não o atalho da sua mente para não enfrentar a dor. O alimento é feito para nutrí-lo e não para divertí-lo.

Para fazer isso, tome uma decisão firme de dissociar a comida de seus estados emocionais. Quando sentir que seu equilíbrio emocional está comprometido, coloque em prática uma alternativa mais funcional e saudável.


5 HÁBITOS PARA COMER COM CONSCIÊNCIA

Para comer com consciência é necessário dar atenção aos hábitos alimentares, além de controlar os pensamentos e emoções associados à ingestão de comida. Preste atenção aos sinais de fome que o seu corpo envia. Coma com consciência, deixando de lado os pensamentos negativos que podem convidá-lo a ir até a despensa quando, na verdade, você não precisa fazer isso. Uma alimentação consciente se baseia em comer com atenção e intenção, com o fim de notar e desfrutar a comida, além de ter consciência dos efeitos que os alimentos têm no corpo.

Um estudo realizado pelo The American Journal of Clinical Nutrition sugere que estar distraído ou não prestar atenção ao ato de comer tende a fazer com que nos alimentemos mais entre as refeições. Isso confirma que a alimentação consciente pode ajudar a perder peso. Assim, se você se preocupa com o seu peso, dar mais atenção ao que você come pode ajudar a controlar a quantidade de calorias ingeridas. 

Estes são alguns dos hábitos que vão lhe permitir comer com consciência:

1. Escute o seu corpo

Assim como em muitas práticas de atenção plena, nós podemos descobrir qual é o momento ideal para comer se mantivermos os canais de comunicação com o nosso corpo abertos. Em vez de comer quando receber sinais emocionais, que podem ser diferentes para cada um de nós, escute o seu corpo antes de fazer isso, tais como: estresse, tristeza, frustração, solidão ou simplesmente aborrecimento.

Seu estômago faz barulho, você tem pouca energia ou se sente um pouco atordoado? A verdadeira alimentação consciente é a que está conectada com o corpo através de sinais de fome lançados pelo organismo. A atenção plena aplicada à alimentação é uma grande ajuda para reconhecer padrões comportamentais; ao mesmo tempo tempo em que prestamos atenção aos sinais corporais associados com a fome e a saciedade.

2. Planeje as refeições com antecedência

O preparo de refeições com antecedência pode ajudar a reduzir a alimentação sem sentido. Em vez de preparar uma refeição no último segundo, planeje com antecedência. Planejar refeições regulares ajuda a dar ao corpo um ritmo de alimentação constante.

3. Sente-se e desfrute da refeição

Se essa parece ser uma sugestão simples que nem deveria ser mencionada, pense na quantidade de vezes em que você comeu enquanto caminhava pela cozinha ou dava atenção a outra atividade. Por essa razão, sugerimos que você estabeleça como regra geral não fazer nada além de comer quando for o momento. Dessa forma, tente comer sem a presença de distrações. 

4. Tente identificar cada ingrediente

Tentar provar e identificar todos os ingredientes da comida é outra grande forma de focar o momento presente e comer com consciência. Concentre-se também em todos os sabores que você tem na boca e em como eles interagem entre si, além dos aromas e texturas. Isso vai beneficiá-lo duplamente: por um lado, vai ajudar a apreciar a comida e, por outro, vai ajudar a comer mais devagar. Uma vantagem adicional desta técnica é que ela também pode ajudar a ser mais criativo na cozinha.

5. Coma devagar

O último hábito que sugerimos é que comer com consciência é comer devagar. Tenha em conta que, entre outros benefícios, isso faz com que você coma muito menos durante as refeições. Isso permitirá ao corpo processar tudo o que está dentro de você e saborear muito mais os alimentos. Certamente, isso acontece porque o cérebro precisa de tempo para registrar o que você está comendo e para se comunicar com o seu corpo quando ele está cheio. De fato, o cérebro demora aproximadamente 20 minutos para saber que você já comeu o suficiente. Então, recomendamos que você coma devagar e escute o seu corpo quando ele já estiver satisfeito. Pode aproveitar e conversar com amigos ou familiares durante as refeições. Também pode trocar as mãos que seguram os talheres para aumentar a dificuldade e assim a concentração na comida.


Comentários