Os resultados desta meta-análise indicam um efeito bastante substancial como resultado da adição de hipnose às psicoterapias cognitivo-comportamentais.
O artigo indica que a hipnose aumenta os efeitos da psicoterapia cognitivo-comportamental em uma ampla gama de problemas. Muitos clientes que recebem a hipnoterapia cognitivo-comportamental beneficiou pelo menos mais 70% dos clientes recebendo o mesmo tratamento sem hipnose.
Existem dois fatores que parecem explicar a variação nos efeitos fisiológicos: apresentando problema e duração do seguimento pra cima. Para problemas que não sejam obesidade, a variação nos tamanhos de efeito ponderados eram desprezíveis, permitindo assim uma interpretação clara.
Encontramos um efeito confiável de pouco mais da metade do desvio-padrão causado pela adição de hipnose a esses tratamentos. Os tratamentos de redução de peso mostraram efeitos ainda maiores devido à adição de hipnose, embora a exata magnitude deste efeito é incerta por causa da falha em relatar desvios-padrão na maioria dos estudos de redução de peso.
Em contraste com os tratamentos de outros problemas apresentados, o efeito de adicionar hipnose ao tratamento cognitivo-comportamental da obesidade não se tornou aparente até algum tempo após o tratamento ter terminado. Diferenças entre tratamento hipnótico e não hipnótico da obesidade aumentou até 6 meses após o tratamento terminado e permaneceu intacta no acompanhamento de 2 anos. Deve-se notar, no entanto, que os dados de acompanhamento de longo prazo foram relatado apenas para estudos de obesidade. Portanto, pelo menos duas interpretações desses dados são possíveis. Primeiro, é possível que o efeitos da hipnose são particularmente pronunciados no tratamento da obesidade, que é em grande parte devido ao fracasso de métodos de tratamento não-hipnóticos para produzir mudanças duradouras. Alternativamente, é possível que as vantagens de adicionar hipnose ao tratamento cognitivo-comportamental aumenta com o tempo, independentemente do problema apresentado.
Em resumo, os resultados desta meta-análise indicam que a hipnose pode ser um complemento útil à terapia cognitivo-comportamental para uma ampla variedade de problemas, e pode ser particularmente eficaz no tratamento da obesidade. Os dados que indicam que a hipnose promove a perda de peso a longo prazo é particularmente importante, dado a descoberta de que a maioria dos indivíduos obesos que perdem peso em condições não hipnóticas os tratamentos logo o recuperam.
Pesquisas são necessárias para estabelecer a gama de tratamentos e condições que pode ser aprimorado com a adição de hipnose e para investigar variáveis participantes que podem prever quando a hipnose seria útil e quando poderia ser prejudicial. Mesmo assim, os dados atuais sugerem que o treinamento em hipnose deve ser incluído rotineiramente como parte do treinamento em cognitivo-comportamental tratamentos.
Fonte: Hypnosis as an Adjunct to Cognitive-Behavioral Psychotherapy: A Meta-Analysis
Irving Kirsch, Guy Montgomery, and Guy Sapirstein.
University of Connecticut
Comentários
Postar um comentário