1. "Nunca conhecerei ninguém melhor".
Lembre-se de que o relacionamento terminou por algum motivo, alguma coisa não deu certo. Mesmo que você perceba que foi você que contribuiu para o rompimento, você não agiu do nada. Possivelmente algo não estava se alinhando e isso levou ao seu comportamento. Se você trabalhar em seu próprio desenvolvimento e tentar encontrar um novo relacionamento com integridade, aumentará as chances de encontrar outro parceiro que talvez se encaixe melhor.
Em vez de pensar que você não vai conhecer alguém melhor, realmente defina como você acha que seria um parceiro que se encaixa bem. Que características e qualidades ele terá? Que características você não quer que ele tenha?
Saber quem você está procurando ajuda a reconhecer quando ele aparecer e pode evitar que você perca tempo com pessoas que não se encaixam bem. Em seguida, pense se você é compatível com as qualidades que deseja em outra pessoa. Alguém que tem essas qualidades estará procurando as mesmas qualidades. Passe parte do tempo que você tem entre os parceiros trabalhando para se tornar o par de quem você está procurando. Assim, quando essa pessoa aparecer, você estará pronto.
2. "Estou condenado a ficar sozinho". Só porque um relacionamento termina nada diz sobre o seu valor para estar em um relacionamento. Na verdade, se você aprendeu com o relacionamento, terá crescido como pessoa e muito provavelmente estará ainda mais preparado para um relacionamento melhor. Se você acredita que não é bom nos relacionamentos ou que sempre estará sozinho, é provável que crie uma profecia autorrealizável ao agir de acordo com o que espera.
Em vez disso, faça uma lista de todos os motivos pelos quais você sabe que é um grande partido. Você não precisa ser rico ou bonito para oferecer algo em um relacionamento. As características de personalidade são muito mais importantes para a qualidade geral de um relacionamento. Pense nas características que você tem como pessoa - você pode ser bom, confiável, engraçado, gentil ou um bom comunicador. Essas são características que a maioria das pessoas valoriza em um parceiro. E pense em como você torna a vida da outra pessoa melhor: você a faz se sentir amada, apoiada e feliz? Essas são coisas que todos desejam sentir em um relacionamento, mas muitas vezes não. Concentre-se no que você oferece, em vez do que sente que falta; isso mudará sua perspectiva sobre seu valor como parceiro e sua probabilidade de encontrar o amor novamente.
3. "Preciso saber por que acabou". Se o relacionamento terminou oficialmente, é muito provável que você tenha todo o encerramento de que precisa. Não deu certo; não era para ser. Embora possa realmente ser útil saber por que um relacionamento terminada, a realidade é que em muitas situações você nunca saberá. Ou porque a pessoa que iniciou o rompimento tem dificuldade em ser honesta e é mais provável que dê alguma versão de que "não é você, sou eu" ou, no pior cenário a pessoa se recusa a dar uma explicação. Os esforços para exigir uma explicação de alguém que não é maduro o suficiente para dar uma provavelmente causarão mais dor e drama do que realmente vale a pena. A boa notícia é que, quando o relacionamento acaba, você não precisa de nada da outra pessoa para seguir em frente.
Em vez de ficar obcecado com o motivo do fim do relacionamento, tente reorientar toda a sua energia para você. Use o tempo para trabalhar para se tornar a melhor versão de você. Passe algum tempo extra se exercitando, compre um novo guarda-roupa ou corte o cabelo. Escolha um novo hobby, vá para uma palestra de autodesenvolvimento ou assista a uma aula sobre algo em que sempre se interessou. Quando você está ocupado e se sentindo bem consigo mesmo, sua atenção está voltada para o que vem por aí e não para trás no que era.
4. Tentar ser amigo muito cedo. Muitas pessoas se apegam à ideia de amizade com um ex como uma forma de manter viva a possibilidade do relacionamento, porque a ideia de abandonar completamente parece opressora demais. Embora, dependendo das circunstâncias, uma amizade possa eventualmente ser possível, ser amigo não pode acontecer de uma forma genuína até que você tenha curado a maior parte, senão toda a dor, o que leva tempo.
Amizade verdadeira significa que duas pessoas se preocupam com o bem-estar uma da outra e têm o melhor interesse uma da outra no coração. Quando muitos relacionamentos terminam, muitas vezes é questionado se ambas as partes podem genuinamente fornecer esse tipo de cuidado e apoio um ao outro. A expectativa de que alguém que não o tratou bem enquanto vocês estavam juntos será capaz de ser um verdadeiro amigo depois disso, faz com que você continue sendo magoado.
Em vez de tentar ser amigo antes que a dor do rompimento seja curada, inicialmente estabeleça alguns limites claros. Para a maioria das pessoas, nos primeiros 30 a 90 dias, não ter contato pode ser muito útil como uma forma de colocar alguma distância entre vocês e cortar o vínculo. Qualquer amizade que você tiver será um relacionamento diferente com parâmetros diferentes e ter algum espaço o ajudará a esclarecer com o que você se sente confortável mais tarde.
5. Esquecer os tempos difíceis. Como nossa mente está tentando curar nosso coração, as memórias dolorosas muitas vezes ficam em segundo plano e nos vemos lembrando e desejando os bons momentos. Esquecemos quem a pessoa realmente era e idealizamos quem queríamos que ela fosse. Mas todo um relacionamento é o que foi do começo ao fim.
Em vez de relembrar o bem que sentiu ter perdido, para superar esses momentos, tente anotar todas as coisas dolorosas de que se lembra que aconteceram durante o relacionamento e leia para si mesmo enquanto se esforça para relembrar vividamente essas memórias até que os sentimentos dolorosos diminuam. O objetivo aqui não é ficar com raiva, mas lembrar toda a verdade sobre o motivo do fim do relacionamento.
6. Perseguição nas redes sociais. Você está morrendo de vontade de saber o que seu ex-parceiro está fazendo. Você pode estar esperando que eles revelem algo que lhe dê mais informações sobre o motivo do fim do relacionamento. Ou talvez você queira mantê-los sob controle apenas para saber se existe a possibilidade de vocês voltarem a ficar juntos. Talvez você esteja apenas viciado na dose de dopamina que sente quando vê o rosto deles. Seja qual for o motivo, continuar a verificar as mídias sociais de um ex provavelmente prolongará a dor do rompimento e tornará mais difícil seguir em frente.
Em vez disso, tente excluí-lo como contato ou bloquear as contas dele em seu feed. Você pode passar por abstinência, mas, a longo prazo, é melhor para sua auto-estima e bem-estar mental.
Comentários
Postar um comentário