Defina a Persona e Direcione sua Mensagem pro seu Público Ideal



Na hora de trabalhar com marketing de conteúdo, a chave para o sucesso é estudar as melhores estratégias para que as pessoas conheçam seu produto ou serviço. E uma delas é conseguir definir bem quem é o seu público-alvo para criar conteúdos úteis a partir disso.

A persona funciona como uma síntese do perfil do comprador ideal, reunindo características, hábitos, desejos e objeções comuns em seus clientes reais. Com base nessas informações, fica mais fácil tomar decisões mais seguras, baseadas na realidade.

O que é persona ou avatar?
Persona ou avatar pode ser definida como uma representação semificcional de seu cliente ideal. Ela é baseada em informações reais sobre o comportamento e as características demográficas dos clientes de uma marca.
A persona é uma espécie de personagem, com nome, idade, história pessoal, motivações, sonhos, objetivos, desafios e preocupações. Como uma pessoa de verdade. Mas, ao contrário de um personagem de ficção, o avatar é criado com base em dados do público que quer alcançar. Ou seja, nada de “achismos”.
Criar uma persona permite que você tenha uma ideia mais clara e fiel à realidade de quem são seus clientes ideais, o que eles gostam, os problemas que eles enfrentam e o que eles procuram.
Mas não é só isso. Com dados mais específicos sobre os clientes em potencial, você conseguirá entender suas dores e medos com mais precisão. Assim, pode oferecer as soluções mais adequadas.

Qual a diferença entre persona e público-alvo?

Público-alvo
O público-alvo é uma representação mais ampla e geral dos clientes que você quer atingir. Ou seja, ele é composto por um segmento da sociedade que tem características em comum.
Para definir o público, é comum utilizarmos critérios sociodemográficos, como:
  • Educação
  • Classe social
  • Gênero
  • Idade
  • Nacionalidade
  • Profissão
  • Localização (rural/urbana, litoral/interior).

Persona (avatar)
Já a persona, por outro lado, além dos dados geográficos e sociodemográficos que também estão no público-alvo, apresenta outros critérios voltados para informações psicográficas. Então, teremos as informações sociodemográficas:
  • Nome
  • Sexo
  • Idade
  • Classe social
  • Nacionalidade
  • Localização
  • Escolaridade
  • Profissão
  • Gostos pessoais
  • Sensibilidade a preços de serviços e produtos
  • Qualidade desejada em um produto ou serviço
  • Personalidade
  • Estilo de vida
  • Valores morais

Por que você precisa criar uma persona?
Você já deve ter entendido que a criação de personas é fundamental em qualquer estratégia de marketing digital. Ela ajuda a produzir os conteúdos certos para as pessoas certas, aumentando as chances de sucesso.
Então confira alguns pontos que mostram como criar uma persona é importante para seu negócio:
Ajuda a determinar o melhor tipo de conteúdo que você deve produzir e o tom de voz mais adequado;
Auxilia a traçar estratégias de marketing mais direcionadas e, portanto, efetivas;
Permite segmentar anúncios com mais precisão, reduzindo custos com links patrocinados e aumentando as chances de conversão.

Como criar uma persona?
Para criar personas, é necessário que você responda uma série de perguntas sobre seus usuários. Caso você ainda não tenha clientes, vale fazer isso com seus seguidores nas redes sociais ou visitantes do site/ blog.

Como criar uma persona sem ter clientes?

1. Defina sua área de atuação
Se você está começando agora, pense em um produto/serviço que você já conhece bem.
Depois que você decidir sobre o que falará, qual será sua área de atuação e começar a postar seu conteúdo, você perceberá quem são as pessoas que acessam mais seu material.

2. Interaja com as pessoas
Para entender melhor o que os seu clientes em potencial precisam, quais são suas dores que ainda não foram solucionadas, você precisa conversar com eles. Mas em vez de apresentar sua oferta logo de cara, que tal interagir com eles primeiro?
O Facebook é uma ótima rede social para isso. Lá, você encontra grupos voltados para diversos nichos específicos. Aproveite os fóruns de perguntas nesses grupos e analise o perfil das pessoas que estão lá, assim, você consegue definir quem seria a sua persona.

3. Utilize o Audience Insights
Ainda falando sobre Facebook, essa rede social tem uma ferramenta que pode te ajudar muito se você ainda não tem uma persona definida. O Audience Insights é uma ferramenta que consegue te mostrar quem são as pessoas que procuram por produtos/serviços parecidos com o que você quer vender.
Suponha que você queira vender livros digitais, conhecidos como ebooks. Se esse for seu nicho, você sabe que a Amazon é uma das maiores marcas do setor. Então, para entender melhor o público que você pode alcançar, entre na página do Facebook da Amazon e veja quem são seus seguidores.
Depois, entre no Audience Insights e preencha com informações que você coletou das pessoas que procuram por ebooks. É bem provável que aparecerá a informação das principais categorias que aquele público pré-mapeado segue, como a página da Amazon.Com essa ferramenta você conseguirá informações como idade, gênero e áreas de interesse de quem curtiu a página da Amazon ou de outros concorrentes.
Para usar o Audience Insights, você precisa:
  • Entrar no Facebook Audience Insights;
  • Escolher o tipo de público para ser analisado (“Todos no Facebook”);
  • Utilizar os filtros do lado esquerdo da tela para direcionar melhor sua pesquisa. Nesses filtros, você consegue marcar a localização, idade, gênero, interesses e páginas as quais as pessoas estão conectadas;
  • Clicar em salvar.
  • Pronto! Você terá informações de diversas pessoas que acessam conteúdos semelhantes aos que você quer divulgar.

4. Crie formulários de pesquisa
Outra maneira para criar uma persona é fazer formulários de pesquisas para que as pessoas respondam. Nesses formulários, você precisa colocar perguntas sociodemográficas, mas não pode se esquecer de informações comportamentais e psicográficas.
Disponibilize seus formulários em fóruns sobre seu nicho, em sua página do Facebook e em seu blog (se você já tiver um). Você pode oferecer uma recompensa pra quem preencher, como um ebook ou uma video-aula. Depois de um tempo e com uma boa quantidade de respostas, analise as respostas para entender o perfil do seu comprador ideal.
Tome 2 cuidados importantes:
  1. Não faça perguntas demais. As pessoas podem não ter vontade de responder. Além disso, quanto mais perguntas, mais dados você terá que analisar.
  2. Não pegue uma amostra muito pequena (por exemplo, 20 pessoas), nem uma muito grande (como 2.000 pessoas). Você pode começar com uma amostra de 100 pessoas, por exemplo, e se sentir necessidade, pode aumentar essa quantidade depois.


5. Lance seu produto
Lançar seu produto é algo que pode te ajudar muito a criar sua persona. Isso porque, depois que as pessoas conhecem o que você oferece, elas comentam sobre o produto/serviço.
A importância de você começar com mínimo possível é que você consegue interagir com quem experimentou sua amostra e pode analisar qual é o perfil dessas pessoas. Assim, você consegue criar uma persona para seu negócio com base em quem conheceu a proposta do seu produto/serviço.

Oito perguntas para definir seu nicho ou persona:
Defina qual seu nicho, escolha um que seja pouco explorado (estratégia do Oceano Azul e que seja aquilo que você conhece bem.


Fonte: Hotmart e Viver de Terapia.

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