A PNL surgiu da modelagem de Milton Erickson, Virginia Satir e Fritz Perls.
A PNL não é terapia, mas é uma ferramenta que possibilita ser um bom terapeuta.
A modelagem é captar estratégias de sucesso. Você pega a habilidade de alguém, sintetiza, torna aquilo um passo a passo, ensinável e replicável.
A modelagem pode entrar na terapia, entendo como a pessoa funciona.
O que diferencia uma pessoa que tem sucesso numa área e outra que não tem são os programas que rodam na mente da pessoa.
Um pessoa que sofre de depressão, podemos perguntar "como a pessoa faz pra manter isso?". Há um passo a passo, como faz com o corpo, com a voz etc. Descobrindo isso fica mais fácil modelar outro comportamento, como de uma pessoa feliz. Trazendo as habilidades de uma pessoa assim pra ela.
Existem modelos? Alguém que admira?
Temos todos os recursos ou podemos criá-los.
Como uma pessoa expansiva age pra que isso seja modelado pra uma pessoa introvertida?
Rapport é um estado de resposta que vem do inconsciente, é uma conexão, uma química, uma empatia. Algo muito importante num processo terapêutico. Tem gente que tem facilidade de se conectar com pessoas já na primeira vez que conhece.
Softwares mentais são sistemas de crenças, tudo aquilo que você tem como experiência, todas suas emoções e funcionam inconscientemente, ou seja, há gatilhos que disparam um pensamento ou um comportamento. Nós respondemos à nossa experiência, não a realidade em si. Pessoas que tem crença de escassez, que dinheiro é sujo, que falam "tenho que ganhar dinheiro" ao invés de "tenho que fazer dinheiro". Quando mudo o significado, os softwares mentais mudam. É um processo de autoconhecimento. Identificar crenças limitantes é mais fácil alterar. O difícil é não saber da crença limitante ou ainda quer manter em troca de um ganho secundário. Na terapia podemos mostrar outras formas de ganho. Não existe nenhum comportamento ausente de recompensa. Podemos manter o ganho, mas mudar o comportamento. Se você tira o vício que traz uma sensação de bem estar, podemos trazer esse bem estar através de outros comportamentos que substituam o vício. O inconsciente responde qual comportamento melhor.
Há uma estatística de aumento de alcoolismo em pessoas que fizeram cirurgia bariatrica. Houve até uma overdose de gente que morreu bebendo água do chuveiro. Só por que ceifou aquele comportamento, mas não houve a compreensão do por que ela fazia isso, do que ela ganhava com isso.
PNL é a habilidade de aprender habilidades, você é capaz de entender a estratégia de qualquer pessoa. PNL é a modelagem da excelência humana. Tudo aquilo que alguém faz, você é capaz de fazer. PNL é uma tecnologia de comunicação avançada. Você aprende a se comunicar, persuadir e entender melhor. A PNL é o manual da mente, é como funcionam suas sensações, emoções e crenças, e como você gerencia tudo isso.
Através da linguística podemos programar ou reprogramar conexões novas. Isso é útil para um hipnoterapeuta porque durante o estado alternado ele dá sugestões diretas, mas estas funcionam até certo ponto. Se não há engajamento emocional, uma entrevista de qualidade, não teve metáforas etc, tende a não funcionar. A PNL funciona mesmo fora de transe. Este é apenas um catalisador da sugestão. É possível mudar o estado emocional e instalar âncoras mesmo sem usar o transe.
Na verdade, todo terapeuta precisaria saber PNL pra se comunicar melhor. Com âncoras, podemos condicionar uma sugestão e dar durabilidade a elas. Ex: "toda vez que tocar no peito vai se sentir mais confiante". Sem PNL, pode tirar a ansiedade do paciente na hora, mas pode voltar depois. Instalando uma âncora pode, por exemplo: "toda vez que esfregar as mãos, você vai acessar um estado de calma e equilíbrio, faça isso por 30 dias". As pessoas fazem ancoragem no dia a dia sem querer, quando se benze ou etc.
Metamodelo (acima do modelo): conjunto de boas perguntas para extrair informações omitidas, a raiz do problema e traz uma reflexão sobre as crenças. Ex: "como você sabe que tem depressão? quem te disse? como você faz para ter depressão? onde você tem depressão? em que dias? o que te leva a sentir isso?" São perguntas que desafiam e faz sair da generalização. É sair do superficial "por quê?" ou "fale-me mais sobre isso" ou "hum-hum, sei". A PNL, ao contrário, vai pra uma estrutura profunda no qual nem o paciente tinha noção. Às vezes uma pergunta choca tanto que ele consegue resolver sua questão e fala "não tinha pensado desta maneira". Às vezes uma pergunta desconfigura uma crença e ela tem buscar outra reposta.
Erickson usava o inverso do metamodelo, ao invés de colher informações, ele contava histórias, metáforas, sugestões indiretas. Ele cita recursos que podem ser vagos, mas que quem ouve acaba por buscar em si que recursos são esse que ele menciona. A metáfora tem o poder de induzir uma sugestão indiretamente, pois gera imagens, inserindo a pessoa na história. Um bom hipnoterapeuta é um bom contador de histórias. A metáfora é uma terapia sob medida. A cada vez que você ouve uma mesma metáfora, ela pode fazer um sentido diferente. Então é quem ouve a metáfora que descobre suas próprias respostas. Há também as contra-metáforas, em que você capta as metáforas ditas pelo cliente e a devolve arrumada, com um novo significado.
Outro pressuposto da PNL é que já possuímos todos os nossos recursos. Todo problema já vem com uma ressignificação oculta, só falta ela linkar a solução ao problema, dar um novo sentido à percepção da realidade. "Para problemas imaginários, soluções imaginárias" (Bandler). Muitas vezes a pessoa tem a habilidade desejada em uma área, mas não tem em outra. Por exemplo, tem gente que não consegue ficar alguns minutos estudando e acha que tem problemas de concentração, que não consegue ficar horas a fio fazendo uma só coisa, mas é capaz de maratonar séries. Então é possível descobrir a verdadeira causa da falta de interesse ou deslocar essa capacidade de maratonar séries para maratonar estudos.
Tudo é a forma como você percebe. Nisso temos as submodalidades, que criam a estrutura subjetiva. É o sustentáculo do que você acha que é real. Essa estrutura tem especificidades visuais, auditivas e cinestésicas. A PNL ajuda a entender e reorganizar essa estrutura. A forma que você percebe um sapo, pra quem tem fobia de sapos, podemos mudar a representação do sapo através das submodalidades.
Muitos terapeutas acham que é preciso ir na origem do problema para resolver, mas nem sempre é preciso. Podemos apenas usar um método menos invasivo e menos catártico: a mudança de crenças. Então não é preciso sofrer para ressignificar um trauma.
Comentários
Postar um comentário