Psicólogos que usam estas estratégias de escrever em blogs alcançam mais pessoas

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Criar conteúdo para blog é uma das melhores formas de vender seu produto ou serviço sem fazer oferta.
O conteúdo é o pedaço do queijo. Quando o pedaço é delicioso, as pessoas tendem a comprar o queijo inteiro.
A forma mais eficiente de vender seu produto ou serviço é oferecê-lo para quem tem interesse em comprar.

Não adianta cruzar os braços e esperar que os clientes apareçam. Muito menos bater de porta em porta perguntando quem quer comprar. O que funciona melhor é atrair a atenção do público certo, gerar valor e desenvolver um relacionamento para conquistar a confiança dele. Só depois disso você faz uma oferta, pois, de modo geral, as pessoas precisam pensar antes de comprar ou fechar negócio. A forma que você tem de ajudá-la a decidir pelo sim é com a criação de conteúdo de alta qualidade.

Conteúdo após conteúdo, você conquista a pessoa e aí sim oferece seu produto ou serviço.
O conteúdo que você oferece é uma pequena amostra de tudo o que você pode oferecer para seu público. Conteúdo que converte é conteúdo que deixa aquele gostinho de quero mais. Que faz a pessoa pensar: “se o gratuito é bom desse jeito, imagina se eu pagar!”.

Esse é um dos grandes motivos para você investir em marketing de conteúdo. Agora vou mostrar tipos de conteúdo que mais chama atenção.


1 Posts educativos 

São posts que têm como objetivo educar seu público sobre seu produto ou serviço. Quanto mais seu público sabe sobre o que você trabalha, mais preparado vai estar para comprar seu produto ou serviço.

O foco é educar, não vender.

Posts educativos servem para criar valor para o público, sanar dúvidas, solucionar problemas e respondem perguntas como: o que é, como usar, como funciona, por que usar?

Mas todos os tipos de conteúdo para blog são, de alguma forma, posts educativos. Todos buscam sanar dores e problemas dos leitores.


2 Listas

Este é um conteúdos em forma de lista (como esta postagem agora). O fato é que todo mundo gosta de lista: de afazeres, de supermercado, de convidados, presentes, enfim.

Isso acontece porque listas são simples e mais fáceis de ler do que blocões de texto. Você separa o assunto em tópicos e se guia por eles.


3 Infográficos

É a melhor maneira de simplificar seu conteúdo e torná-lo muito atraente para o público. Porque une dois fatores extremamente valiosos:

Imagens: as pessoas prestam mais atenção ao conteúdo de imagens do que em textos.
Dados: dados e pesquisas são poderosos para te dar credibilidade, fazer as pessoas confiarem no que você está dizendo.

A junção desses dois fatores resulta em um conteúdo com linguagem simples, de fácil compreensão, apenas com o essencial.

Isso faz com que infográficos sejam 3 vezes mais compartilhados nas redes sociais do que qualquer outro tipo de marketing de conteúdo.


4 Vídeo é o poder

Mesmo que não sejam feitas por você, complementam a informação que está passando. Mas você também pode produzir os próprios vídeos e usá-los como complemento do seu conteúdo escrito.

Outra opção é usar o espaço de texto do artigo para transcrever o conteúdo do vídeo. É uma forma de agradar quem prefere ler e quem prefere assistir.

De qualquer modo, eu sugiro que você invista em vídeos porque é  gera maior conexão com quem lhe assiste, gera um sentimento de intimidade, e também gera originalidade, pois por mais que você se utilize de conteúdos extraídos de livros ou outros vídeos, o seu jeito de transmitir o conteúdo é só seu. E nem precisa se preocupar com ortografia ou arrumar o texto, basta apenas falar naturalmente.


5 Tutoriais

Quando você quer ensinar o passo a passo de algo. Por exemplo: neste site tenho o passo a passo de como fazer landing page pra hospedar um ebook.

Se você vende uma ferramenta, por exemplo, parte dos seus clientes em potencial pode achar que é difícil demais aprender como funciona ou como usar, e isso os impede de comprá-la.

Mas você quebra essa barreira quando cria um conteúdo em forma de tutorial, no qual ensina funcionalidades do seu produto, serviço, ferramenta.  Então percebem como é fácil usar e como vale a pena virar cliente da sua marca.


6 Reviews

Quando dá opinião sobre algum tema do momento, um filme ou um livro, por exemplo. Fala as impressões que teve, o que gostou e o que não gostou. O que pode associar com uma leitura científica.

Por exemplo, já vi mais de uma vez psicólogos fazerem palestras on line comentando dos filmes O Coringa e O Cisne Negro.

Quanto mais imparcial e científico você fizer sua rewiew, mais será visto como uma autoridade no assunto e elas estão mais inclinadas a considerarem seus reviews.


7 Estudos de caso

Sem quebrar o sigilo ou mostrar conteúdos que identifiquem a pessoa, caso ela não queira ser identificada. Mas se fizer um trabalho em grupo, por exemplo, você pode colher testemunhos por escrito ou em vídeo onde elas demonstram sua gratidão, o quão foi benéfico para elas o trabalho que fez, sem adentrar nas dores específicas da pessoa, caso ela não deseje.

Este é um gatilho da prova social. Se você trabalha com emagrecimento, não precisa mostras as fotos "antes e depois", mas pode publicar, com a devida autorização, os testemunhos que relatam os resultados de se trabalho.
Você mostra na prática o impacto que teve na vida das pessoas. Eles são a prova de que o que você oferece funciona, de que seu trabalho gera transformação.

As chances são que seu público se sinta muito mais tocado por uma história real, de gente de carne e osso do que com uma lista das vantagens do produto ou serviço. Ou seja, é uma forma de comprovar a eficácia do que você oferece com pessoas reais falando sobre isso.

Pessoas acreditam em pessoas.


8 Entrevistas

Uma entrevista nada mais é do que uma conversa, um bate papo.

Transformar esse momento em conteúdo para seu blog mostra que você olha além do próprio umbigo e está interessado em gerar muito valor para seu público.

De certo modo, entrevistas mostram o nível de influência que você tem no mercado. Quanto mais influente for o seu convidado, mais influente você se torna.

Hoje em dia está mais fácil fazer entrevistas. Nem precisa estar junto fisicamente com a pessoa. Pode usar a Live Dupla do Instagram para entrevistar uma pessoa que está em outro lugar qualquer do planeta.


9 Pesquisas

Essa é uma das melhores formas de dar credibilidade e concretude para o seu conteúdo.

Por exemplo. Em vez de dizer: Muitas pessoas acessam o Facebook pelo celular no mundo todo.

Você diz: No mundo todo, 95.1% dos usuários do Facebook acessam rede social pelo celular.

Perceba a diferença: o dado e a pesquisa têm um peso bem maior na informação, dão mais força para ela.

E isso faz toda a diferença para quem consome seu conteúdo.

Você pode fazer suas próprias pesquisas e divulgar os resultados no seu blog, ou usar pesquisas feitas por instituições confiáveis.


10 Templates

Template é um modelo pronto de alguma coisa, um exemplo que a pessoa pode usar para se orientar quando colocar a mão na massa.

Pode ser template de uma carta, jogo, desenho, página na internet, embalagem, enfim.

Suponha que você inventou alguma ferramenta de coaching interessante pra usar com seu cliente (série de perguntas, gráficos, arteterapia etc).

Além de toda a explicação escrita, você ainda disponibiliza templates da sua criação.

Aí a pessoa pode baixar e usar.


11 Série de posts

Este post é um exemplo. Se criar um conteúdo muito absurdamente grande de uma vez, vai gastar todas as suas fichas de uma vez.

Em vez disso, pode criar uma série de posts sobre aquele assunto e publicar um pouquinho por vez.

Além de ser mais fácil para seu público ler o conteúdo inteiro, do início ao fim, também te deixa com uma reserva de posts por um tempo.

Ou seja, em vez de publicar de uma vez um texto enorme, você divide em três ou quatro publicações menores e consegue manter uma alta frequência de postagem no seu blog.

E ainda pode fazê-lo se transformar em um ebook.


12 FAQ (Frequently Asked Questions) – perguntas frequentes 

Por menor que seja, uma dúvida pode deixar a pessoa com o pé atrás e impedir que ela acompanhe seu trabalho e compre de você.

Uma forma de responder essas perguntas é com um FAQ (perguntas frequentes) na sua página.

Mas tem como dar um passo além. É só criar conteúdo que responda essas perguntas frequentes. Fazer isso mostra que você se importa com o público, com as dúvidas dele.

Você tira a dúvida de muitas pessoas ao mesmo tempo, então seu conteúdo é valioso para elas.

Além de que é uma grande economia de tempo, já que você não precisa elaborar uma resposta para cada um.  

Ótimo, mas como você sabe quais são as perguntas frequentes? É simples: ouvindo o que o seu público tem a dizer.

Acompanhe a interação nas suas redes sociais, no e-mail, nos comentários do seu blog. As dúvidas estarão lá.

Eu, que trabalho com hipnose ericksoniana, já sei quais perguntas as pessoas frequentemente fazem e daí já posso deixar uma publicação falando sobre elas.


13 Datas comemorativas

Aproveitar datas comemorativas para soltar conteúdo é uma estratégia interessante. Porque você usa o assunto do momento, o que as pessoas estão falando, para publicar conteúdo.

Janeiro Branco, Carnaval, Mês das Noivas, Dia dos Pais, das Mães, do Homem, da Mulher, Setembro Amarelo, Outubro Rosa, Novembro Azul, Natal, Reveilon são alguns exemplos.


14 Experiências próprias

Essa é uma das formas mais poderosas de se conectar com alguém. Boas histórias liberam hormônios que despertam confiança, empatia e proximidade. Então, criar conteúdo sobre experiências próprias e histórias é importante para o seu negócio.

As pessoas tendem a ouvir e a comprar de quem elas confiam. Dica: quando compartilhar suas experiências, revele segredos e sacadas que te ajudaram a alavancar sua vida.

Quando você conta um segredo para alguém, a tendência é que essa pessoa se sinta próxima e íntima a você.

Só tenha cautela do que vai revelar ao público, pense qual imagem da pessoa e profissional que você é você quer transmitir ao público.



15 Guestpost

Funciona quando você convida outra pessoa para escrever para o seu blog (ou você escreve para o blog dessa pessoa).

Por mais que seu público adore seu conteúdo, o jeito que você escreve, sua linguagem, trazer algo novo e diferente é bom para dar um respiro.

Além disso, fazer guestpost fortalece seu relacionamento com parceiros comerciais, formar network, ajuda no link building e alavanca seu negócio e o negócio do convidado.


16 Notícias

É o que está rolando no momento, saiu em portais jornalísticos e tudo.

Na hora de escolher que notícias divulgar, pense o seguinte: qual é a novidade do seu nicho que merece ser compartilhada com o público?

Quando você publica notícias, mostra que se mantém atualizado sobre o que está acontecendo de importante no seu ramo.

Isso eleva sua autoridade e credibilidade para o público, porque ele sabe que você não está parado no tempo.



17 Guias definitivos

É o tipo que revela tudo sobre determinado assunto. São artigos completos, que abordam tudo que for possível sobre o tema.

Já que é um conteúdo mais extenso e denso, precisa de mais tempo para ser feito. O que significa que é inviável para a maioria das empresas publicar guias definitivos toda semana.

Mas é interessante ter alguns desses no seu blog para trazer mais credibilidade e autoridade para sua marca.

Pode fazer estes no Linkedin e/ou fazer um ebook. Este ebook, de tã bem elaborado e extenso, pode ser vendido nas plataformas digitais, como Hotmart ou Amazon.


18 Melhores artigos do blog

Esse tipo de post funciona bem se o seu blog já tiver uns anos de estrada.

Porque você faz um compilado dos melhores conteúdos publicados sobre determinado assunto ou ano.

Você pode definir quais são os melhores pelo nível de engajamento deles.

Escolha os artigos mais curtidos, mais comentados, mais compartilhados. Ou seja, os que o público mais gostou de ler.

Eu sugiro que no final de cada ano faça a "Retrospectiva dos Melhores Blogs". Você pode fazer um post com uma lista de links para cada postagem.

Na próxima postagem (lembra que mencionei que dividi esse post?) falarei sobre como otimizar seu conteúdo.


Fonte: Baseado em Hugo Rocha.

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