Como o Psicólogo pode usar as Mídias Sociais para se Destacar

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Hoje vou falar sobre mídias sociais: site, facebook, whatsapp, instagram, youtube, soundcloud, twiter, linkedin são os principais.

Além de criar uma lista de e-mails de pessoas que se cadastraram em sua landing page para receber algum produto seu (ebook, webnário, curso etc).

Hoje em dia tenho todas as que citei acima e busco alimentar com conteúdos.
É até importante ter todos eles para ter presença digital. Mas pode focar só em um também. Tem gente que foca só no facebook, ou só no instagram ou só no youtube e tem resultados. 

Então, próxima coisa a fazer é: se você não tem todas essas redes sociais, crie-as. E se as tem, comece a colocar conteúdo. 

Qual conteúdo? Que obedeça seis regrinhas:
1-escolha um problema, 
2-quais as causas deste problema? 
3-quais as consequências deste problema? 
4-qual a solução? 
5-este conteúdo tem conexão com o que você oferta de serviço? 
6-este conteúdo vai gerar curiosidade a ponto estimulá-lo a querer mais informações?

A primeira etapa pra se destacar em mídias sociais:
Defina seu público. 
Para qual ser humano você vai se comunicar? 
Quais suas necessidades, interesses e desejos?  
E qual a vantagem competitiva que você oferece? 
O que de novo vai oferecer?

Como ferramentas, existe o Google Trends
Lá você vai ver como determinado tema está sendo pesquisado.

Por exemplo, ano passado fiz workshop sobre Constelação Familiar no mês de junho, onde  o trends mostrava um alto grau de interesse das pessoas, e mostrava o que mais elas digitavam na pesquisa: "o que é constelação familiar". Então criei um ebook neste tema.
Outra ferramenta é o Google News, onde você coloca o assunto no qual você quer receber atualizações.

A segunda etapa é criar uma rotina.
Manter suas redes sociais e lista de emails atualizada com conteúdos. O lema é constância.
Mas você mão precisa criar um conteúdo por dia, 365 dias por ano.
De um conteúdo você cria um vídeo raíz (mais de 20 minutos) pro youtube, deste vídeo você corta em nuggets ou nutelas (vídeos curtos) pra colocar no Instagram (IGTV ou Stories). Deste vídeo você digita pra colocar no blog o vídeo e a escrita, e ainda faz um podcast com ele (assim agrada quem gosta de ler, assistir ou só ouvir). E deste conteúdo dá pra juntar a outros conteúdos do mesmo tema e criar um ebook.

Você pode fazer vídeos diários, duas vezes por semana, semanalmente até. Mas que tenha a constância.
Existem jeitos de deixar seu blog mais atrativo e que faça com que o algoritmo do google o ache. 

Quanto à terceira etapa para se destacar nas mídias sociais é: Marketing de Conteúdo.
Como citei antes, tem que ter rotina. Existem sites, como por exemplo o Agorapulse, ou um aplicativo como o Apphi em que você pode automatizar suas postagens pra o dia e hora que quiser. Mas não é gratuito, embora tenha planos baratos. Pra quem não quer gastar com nada, pode criar sua própria agenda e planilha, e estabelecer o horário em que se dedicará a este trabalho (sim, é trabalho. Ponha na cabeça que seu trabalho não é só quando está atendendo alguém).

Por exemplo: Facebook gera engajamento na sua audiência através das publicações (além dos anúncios pelo Facebook Ads serem excelentes para atingir o público que deseja). Instagram é o principal canal de divulgação de seus serviços. Youtube com vídeos curtos e pequenos treinamentos. Linkedin tem seu perfil profissional e seus artigos semanais. Importante participar de todos para que você seja visto. O que mais vai lhe trazer retorno é o que você irá se dedicar mais.

Outro site muito bom para você divulgar seus eventos é o Sympla. Nele você pode organizar seu evento presencial ou on line, pago ou gratuito. O site cobra pouco de você quando você faz um evento pago. E a plataforma facilita pro participante várias formas de pagamento. Muito bom pra divulgar seu serviço e também implementar sua lista de emails.

Quarta etapa pra se destacar nas mídias sociais e vender seus serviços: estabeleça metas.
Metas abstratas: curtidas, comentários, seguidores, compartilhamentos, visitas ao site, alcance, impressões.
Metas comerciais: solicitação de proposta por in box, direct, email, whatsapp, formulário no site.

Quinta etapa para vender seus serviços nas mídias sociais: faça anúncios.
Faça um titulo direto e objetivo. Coloque imagens que represente bem o que oferece. Crie uma descrição atrativa, com seriedade e que envolva. Defina seu público, a localização e interesses do público. Comece com poucos valores.

E etapa seis: monitore seus resultados.
Veja como anda as visitas em sua página, as visualizações, curtidas, recomendações e alcance. Veja também a cada anúncio como estão os cliques nele. Busque sempre melhorar pra ter melhores resultados.

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