TEORIA
Acesse o Criador de Anúncios
Antes de mais nada, você precisa
compreender que a estrutura de uma campanha veiculada no Facebook é composta
por 3 partes: A campanha, o conjunto de anúncios e os anúncios.
A. CAMPANHA
A campanha é a base, o alicerce
de um anúncio. Além de ser a parte principal, é partir dela que você começará
quando for anunciar. Isso porque é na campanha que você definirá o objetivo da
publicidade.
B. CONJUNTO DE ANÚNCIOS
O conjunto de anúncios diz
respeito às configurações gerais, isto é, a estratégia de veiculação em si. É
aqui que você definirá público, orçamento (diário ou vitalício), horários,
tempo de duração e posicionamentos.
C. ANÚNCIOS
Por fim, temos os anúncios, que
são a parte visual em si. Essa é a etapa mais simples se as outras tiverem sido
realizadas corretamente. Aqui você determinará o criativo, isto é, as imagens,
os textos, os links e botões de chamada para ação (CTA) que serão utilizados em
cada anúncio.
Em um mesmo conjunto de anúncios
você pode ter diversos anúncios se apresentando ao público de uma forma
diferente para identificar o que funciona mais para o seu público.
O maior 'segredo' de anúncios
bons é ser direto, não escrever demais e ter imagens ou outras mídias atrativas
para as pessoa que você quer atingir. Ah e lembre-se de que existe uma regra de
que, se houver mais de 20% de texto na sua foto o alcance dos seus anúncios
será reduzido.
Crie variações de anúncios dentro
de um único conjunto. Assim, quando os usuários começarem a interagir com as
publicações, você conseguirá determinar qual deles funciona melhor com cada uma
das audiências. Outra dica valiosa: Deixe todos os anúncios ativos por cerca de
1 semana (ou até ter 10 mil impressões/exibições) para então permanecer rodando
apenas o que tiver a melhor performance.
ETAPAS
É a partir do momento que os
objetivos do negócio são traçados, o público-alvo definido, a persona criada e
orçamento planejado que você poderá, enfim, entender mais a fundo as etapas e
subdivisões para se trabalhar no Facebook Ads.
1. ESCOLHER O SEU OBJETIVO
Saber seus objetivos para estar
anunciando no Facebook é tão primordial que, logo de cara, no Facebook Ads você
terá que saber o que quer com aquela campanha: Quer aumentar o alcance da sua
marca? Quer promover vendas online? Quer que os usuários façam download de
algum material?
2. SELECIONAR O PÚBLICO
O Facebook Ads permite uma ótima
segmentação. Então, cabe a você direcionar a ferramenta a favor do seu negócio
escolhendo as características demográficas e comportamentais que caracterizam o
seu público. Menos é mais aqui também.
E dentro do Facebook há 3
maneiras de selecionar o público, que são: Públicos Básicos, Públicos Personalizados
e Públicos Semelhantes.
A.
PÚBLICOS
BÁSICOS
A opção ‘Públicos Básicos’ do
Facebook permite que você escolha de maneira manual o seu público a partir de
dados demográficos, comportamentais, interesses, localização e conexões. Em
relação às informações demográficas, você poderá escolher por idade, gênero,
formação, local de trabalho, cargos, status de relacionamentos etc. Já os dados
comportamentais englobam o uso de dispositivos, os comportamentos de consumo,
etc. Os interesses, por sua vez, dizem respeito aos hobbies dos usuários, como
eles se entretêm, o que se interessam. Por fim, a localização permite que você
selecione regiões específicas e ainda criar um raio ao redor da sua escolha.
Além dessas opções mais conhecidas, há ainda o item ‘Conexões’ para você
impactar as pessoas que já estão conectadas com a sua marca de alguma forma no
Facebook ou ainda excluir as mesmas de modo a direcionar seus investimentos
para atingir novos públicos.
B.
PÚBLICOS
PERSONALIZADOS
Com os ‘Públicos Personalizados’
você pode encontrar os seus clientes ou pessoas que já interagiram com o seu
negócio dentro ou fora do Facebook. Isso é bem interessante para estabelecer um
relacionamento com o público que já conquistou. Se for um potencial cliente o
objetivo será levá-lo a compra, se for um cliente trabalhará a fidelização, por
exemplo.
Você pode fazer isso de 4
maneiras: A partir de 'arquivos de clientes', de 'tráfego do site', de
'atividades em aplicativos' e de 'envolvimento'. Na opção ‘arquivos de
clientes’ você pode utilizar os cadastros de clientes a partir de CRM ou listas
de contatos dos clientes que você mesmo inserirá. A partir das informações
contidas lá (e-mails e telefones), o Facebook direcionará o anúncio para essas
pessoas desses dados que estão na rede social. Já a partir do ‘tráfego do site’
por meio da instalação de um Pixel do Facebook (trecho de código) no seu site,
a rede social consegue impactar as pessoas que visitaram esse seu site.
Isso é
bem bacana para você, por exemplo, fazer anúncios de determinados produtos em
específico que as pessoas visitaram no seu site e, portanto, possuem algum
interesse. A ‘atividades em aplicativos’, como o próprio nome sugere permite
que o Facebook interaja com as pessoas que utIlizam seu aplicativo, se possuir.
Nesse caso ao invés da instalação do Pixel em um site, é o SDK do Facebook que
deverá ser inserido no seu aplicativo. Desse modo, você pode fazer anúncios estimulando
pessoas a voltar utilizar seu aplicativo ou comprar outro item que você venda.
O 'envolvimento' serve para você criar uma lista de pessoas que se envolveram
com seu conteúdo tanto no Facebook como também no Instagram.
C.
PÚBLICOS
SEMELHANTES
A opção ‘Público Semelhante’
também chamada de ‘lookalike’, como o nome próprio diz, é ideal para que você
entre públicos semelhantes aos que você já possui. Por isso, para utilizar, é
claro, você precisa ter criado um público antes. Ou seja, essa opção é bem útil
para você encontrar indivíduos que se assemelham aos clientes que possui ou da
lista de contatos. Dessa forma, você pode até mesmo utilizar os públicos
personalizados que citamos antes, por exemplo, para então criar um ‘Público
Semelhante’ a eles.
3. ESCOLHER ONDE QUER ESTAR
Ao anunciar pelo Facebook Ads
você pode além de aparecer no Facebook, incluir o Instagram ou sites e
aplicativos da Audience Network. Isto é, poderá escolher entre um e outro ou
aparecer nos três locais. Também é aqui que você poderá determinar os tipos de
dispositivos móveis que quer veicular seu anúncio. Como, por exemplo, escolher
seu público pelo sistema operacional dos smartphones.
4. DEFINIR O SEU ORÇAMENTO
Aqui você poderá definir o seu
orçamento total ou diário, bem como o intervalo de tempo que os anúncios serão
veiculados. Existem dois tipos de orçamentos para você escolher: Diário ou
vitalício. No diário você informa ao Facebook quanto gastará diariamente em
cada anúncio. Enquanto que no vitalício você indicará o valor máximo que será
gasto durante toda a veiculação do anúncio, isto é, durante todo o tempo que
você determinar.
5. COMPREENDER E ESCOLHER ENTRE OS DIFERENTES FORMATOS DE ANÚNCIOS
Entre as opções, temos: A opção
‘Foto’, que você utilizará uma imagem, a ‘Vídeo’ onde você optará por um
conteúdo audiovisual, a ‘Carrossel’ que é escolhida para inserir várias imagens
ou vídeos num único anúncio, já a ‘Coleção’ permite que você crie uma
experiência.
PIXEL DO FACEBOOK
O Pixel era um trecho de código
que o próprio Facebook oferece para você instalar em seu site. Além da criação
de Públicos Personalizados, a partir do Pixel você consegue: Medir a conversão
entre diferentes dispositivos, levar os anúncios para pessoas que estão mais
dispostas a realizar a ação desejada e ter melhores informações em relação ao
tráfego do seu site.
Conforme as conversões acontecem,
o Facebook ‘aprende’ mais a veicular anúncios para indivíduos predispostos a
converter. O Pixel pode ser criado no próprio Gerenciador de Anúncios. Ao criar
um, você mesmo poderá adicioná-lo no seu site, apenas é claro se tiver acesso
ao código do site em questão. Para tal, você precisará adicionar o código base
do Pixel do Facebook em todas as páginas do seu site e, depois, terá que
inserir eventos padrão ao código do pixel em páginas específicas também do seu
site, como a página do carrinho ou de compra.
Se você não se sentir muito
seguro sobre o assunto, faça como a maioria das pessoas: Peça a um
desenvolvedor inserir o Pixel no seu site. Como instalar um Pixel: https://www.facebook.com/business/help/952192354843755
PRÁTICA
Acesse o Gerenciador de Anúncios
PRIMEIRO PASSO: CRIE A SUA CAMPANHA
1. ESCOLHA O OBJETIVO DA SUA CAMPANHA
Há 3 objetivos principais:
'Reconhecimento', 'Consideração' e 'Conversão'. Veja como há um progresso do
primeiro ao terceiro objetivo. É uma sequência, como se fosse as 3 partes do
Funil de Vendas: Topo, Meio e Fundo do Funil.
A.
Reconhecimento
Perceba na imagem que dentro do
'Reconhecimento' há duas opções: 'Reconhecimento da marca' e 'Alcance'. Ao escolher o 'Reconhecimento da
marca' o Facebook impactará as pessoas que possuem maior chance de realmente se
atentarem ao seu anúncio de modo a aumentar o seu reconhecimento de marca. Já
se você optar por 'Alcance' o Facebook exibirá o anúncio máximo possível de
pessoas.
B.
Consideração
Na 'Consideração' existem 5
opções, que são: 'Tráfego', 'Envolvimento', 'Instalações do aplicativo',
'Visualizações do vídeo' e 'Geração de cadastros'.
Enquanto escolher o 'Tráfego'
fará com que um número maior de pessoas acesse sua página de destino (Exemplo:
uma página do seu blog), optar por 'Envolvimento' buscará indivíduos com a
maior probabilidade de interagir a partir de curtidas, reações, comentários,
compartilhamentos, etc. O item 'Instalações do aplicativo' permite levar as
pessoas que clicaram no anúncio até o seu App na Store para ser comprado. Já a
'Visualizações do vídeo' é ideal para mostrar um pouco mais dos valores e
cultura da sua empresa, em poucos segundos. Como o próprio Facebook diz esse
tipo de campanha visa aumentar a conscientização das pessoas sobre a sua marca.
Por último, mas não menos
importante: A 'Geração de cadastros' foi feita para você conseguir os dados das
pessoas em troca de alguma recompensa oferecida por sua empresa, isto é,
conseguir leads. Para isso, o Face disponibiliza a funcionalidade Lead Ads,
onde a pessoa que clica no seu anúncio no mobile é levada até um formulário
carregado dentro do próprio Facebook. Esse formulário já vem preenchido
automaticamente com dados do Facebook, mas também é possível editar se quiser.
Por isso a funcionalidade é tão boa: Melhora a experiência do usuário por sua
rapidez e simplicidade. Se quiser mais sobre a função Leads Ads, recomendamos
essa leitura aqui https://www.facebook.com/business/ads/lead-ads
C.
Conversão
Por fim, na 'Conversão' temos 3
possibilidades: 'Conversões', 'Vendas do catálogo de produtos' e 'Visitas ao estabelecimento'.
A alternativa 'Conversões', como você pode imaginar, serve para quando você
quer que as pessoas se dirijam até o seu site, aplicativo ou estabelecimento
físico para realizar algum tipo de conversão. Isto é, nesse caso a conversão
acontece fora do Facebook.
Essa conversão não precisa ser
necessariamente uma compra, pode ser outra ação de valor como deixar os dados
na sua landing page (página de captura) para baixar seu e-book ou outra
recompensa digital. Ou seja, essa opção é usada tanto para conversão de leads
quanto para conversão de vendas, ok? Por esse motivo você deve usar o Pixel do
Facebook para rastrear as conversões e, assim, mensurar os resultados das
campanhas depois.
Para quem vende produtos físicos
a opção 'Vendas do catálogo de produtos' é muito bacana. Isso porque os seus
produtos são exibidos de maneira automática para o público escolhido. É claro
que antes você precisará criar um catálogo de produtos lá no Facebook, se
quiser saber como basta clicar aqui. Já a 'Visita ao estabelecimento', como os
exemplos anteriores, possui o título bem autoexplicativo: É empregado para que
as pessoas que estejam nas redondezas visitem o seu ponto comercial, sendo uma
excelente escolha para quem possui loja física.
2. DAR NOME A CAMPANHA
Se você escolheu o objetivo da
sua campanha, agora precisa dar um nome a ela. Você também pode usar o nome que
o Facebook dá. Porém, achamos melhor que você mesmo nomeie para ter todas as
campanhas organizadas e autoexplicativas depois. Após nomear, basta clicar em
'Continuar' para ir para o segundo passo: Criar o 'Conjunto de Anúncios'.
SEGUNDO PASSO: CRIE O CONJUNTO DE ANÚNCIOS
1. NOMEAR O CONJUNTO DE ANÚNCIOS
Escolha um nome que facilite a
sua identificação e análise depois.
Conversão
Esse pequeno grande detalhe
apenas aparecerá se você optará pelo objetivo de ‘Conversão’ ao criar a sua
campanha. Como nós escolhemos isso, devemos identificar se a conversão acontece
por meio de um site ou aplicativo e, então, adicionar o evento de Pixel. Há a
possibilidade de escolher entre Site ou Aplicativo, o primeiro acontece por
meio de Pixel e o segundo por SDK. Saiba como configurar Pixel em https://www.facebook.com/business/help/153210695223635
2. ESCOLHER O PÚBLICO
Públicos Básicos, Públicos
Personalizados e Públicos Semelhantes. Fique sempre atento a agulha indicadora
a direita do seu painel: Se apontar para a ‘cor vermelha’, significa que você
deve expandir mais o seu público, a ‘cor amarela’ revela a necessidade de um
orçamento maior para atingir. Agulha apontada para a cor verde, portanto,
indica a melhor escolha.
Em seguida, no item ‘Localização’
você pode incluir as regiões que quer impactar com esse Conjunto de Anúncios (a
região Sudeste costuma comprar mais). Além disso, você escolherá a ‘Idade’,
‘Gênero’ e ‘Idioma’ do seu público. Depois ‘Direcionamento detalhado’. Esse
item é bastante interessante para incluir ou excluir pessoas que a partir do
público definido acima. Por fim, a opção ‘Conexões’ possibilita que você
impacte pessoas que tenham alguma conexão com a sua página, aplicativo e/ou
evento. Poderia ser, por exemplo, ‘Pessoas que já curtiram a sua página’ ou
ainda ‘Amigos de Pessoas que já curtiram sua página’. Novamente, isso fará com
que seu público diminua de modo a aparecer apenas para os indivíduos que
possuam determinada conexão escolhida por você.
3. SELECIONAR O POSICIONAMENTO DOS ANÚNCIOS
Chegamos a etapa em que você deve
escolher onde quer veicular o seus anúncios. Isso quer dizer se queremos que os
anúncios apareçam no Facebook, no Instagram e/ou no Audience Network. Assim,
você poderá optar pela opção ‘Posicionamentos automáticos’, que segundo o
Facebook garante que os seus anúncios sejam veiculados nos locais com maior
chance de desempenhar melhor.
Além disso, existe o item ‘Opções
Avançadas’, que você pode editar caso queira que os anúncios apareçam apenas
para dispositivos iOS, Android ou ainda celulares comuns.
4. DEFINIR O ORÇAMENTO E A PROGRAMAÇÃO DO ANÚNCIO
Em relação ao ‘Orçamento’, você
terá que escolher um valor vitalício ou diário para gastar no seu ‘Conjunto de
Anúncios’. Lembre-se do que explicamos anteriormente que orçamento diário é a
média que você gastará por dia, enquanto que o vitalício é o valor máximo a ser
consumido durante o período de veiculação dos seus anúncios.
A ‘Programação’ é onde você irá
determinar se quer esse Conjunto de Anúncios veicule a partir do dia que você o
cria ou dentro de um intervalo específico de tempo que você selecionará.
Ainda nessa etapa, existem os
itens ‘Otimização para veiculação de anúncio, ‘Período de Conversão’, ‘Valor do
lance’, ‘Quando a cobrança será feita’, ‘Programação de anúncios’ e ‘Tipo de
veiculação’.
A ‘Otimização para veiculação de
anúncios’ serve para que o Facebook busque os melhores resultados pelo menor
custo a partir do que você quer alcançar. Nós escolhemos o item ‘Conversões’,
pois é o que queremos conseguir com esse ‘Conjunto de Anúncios’. Deu para
entender como funciona? Se você escolhesse ‘cliques no link’, por exemplo, o
Facebook direcionaria os anúncio para as pessoas com maior chance de clicar. Em
seguida temos o ‘Período de conversão’ que nada mais é do que o tempo que você
considera comum para que a pessoa faça a ação esperada (no caso, conversão)
depois de visualizar ou clicar em seu anúncio. Isto é, essa escolha irá variar
muito de acordo com o que você está oferecendo ao público, bom senso e
estratégia é crucial nesse ponto. Veja que aqui nós optamos por ‘clique de 7
dias ou visualização de 1 dia’. O ‘Valor do lance’ existe porque nos anúncios
do Facebook Ads ocorre um leilão onde você compete com outros anunciantes que
buscam o mesmo público-alvo que você.
Assim, você poderá escolher por
‘Automático’ ou ‘Manual’. No ‘Automático’ o Facebook que define para que você
obtenha o máximo de compras pelo menor valor. Enquanto que o ‘Manual’ é você
que define o custo de destino por compra. Nós escolhemos pelo ‘Automático’,
pois consideramos essa uma maneira mais assertiva de anunciar. Na opção ‘Quando
a cobrança será feita’ o próprio nome diz, você definirá quando será cobrado.
Enquanto que a ‘Programação de Anúncios’ é utilizada para escolher se você quer
que os anúncios rodem o tempo todo, continuamente, ou se quer seguir uma
programação de horas e dias da semana em específico.
O último item dessa etapa é o
‘Tipo de veiculação’, onde você pode optar por veiculação ‘Padrão’ ou
‘Acelerada’. A ‘Padrão’ é a recomendada pelo Facebook e a mais utilizada. Já a
‘Acelerada’ é perfeita para quando você quer alcançar um público-alvo
rapidamente, isto é, apenas para casos específicos. Além disso, só é possível
escolher a ‘Acelerada’ se você escolher o ‘Valor do lance’ como ‘Manual’
anteriormente. Enfim, saiba mais sobre orçamentos em https://www.facebook.com/business/help/214319341922580?helpref=faq_content
TERCEIRO PASSO: CRIE OS SEUS ANÚNCIOS
Clique na opção Criar Anúncios
abaixo do Conjunto de Anúncios.
1. NOME DO ANÚNCIO
A primeira coisa que você fará ao
criar os seus anúncios será dar nome a cada um deles. É esse nome que aparecerá
nos relatórios, notificações, informações e dicas. Assim, escolha um nome que
facilite para que você diferencie os seus diferentes anúncios depois.
2. SELECIONAR A PÁGINA
Após dar o nome para o seu
anúncio, você verá a opção de escolher qual Página do Facebook o anúncio em
questão representará, caso você seja administrador de outras páginas na rede
social, por exemplo.
3. SELECIONAR O FORMATO DO ANÚNCIO
Chegou a hora de você optar por
um dos diversos formatos de anúncios que o Facebook disponibiliza. Como você
pode ver abaixo são 5 formatos básicos: ‘Carrossel’, ‘Imagem única’, ‘Vídeo
único’, ‘Apresentação Multimídia’ e ‘Coleção’.
A opção ‘Carrossel’ é utilizada
para anúncios com 2 ou mais imagens ou vídeos em que o usuário poderá passar
entre um e outro. Na ‘Imagem única’ você pode criar 6 anúncios com uma imagem.
Já no ‘Vídeo único’, como o próprio nome diz, você poderá inserir um vídeo.
Enquanto que na ‘Apresentação multimídia’ você poderá adicionar um vídeo em
loop com até 10 imagens. E escolhendo ‘Coleção’ você exibirá uma coleção de
mídias criando uma experiência móvel em tela cheia.
4. ESCOLHER A MÍDIA
Após escolher o formato de
anúncio que irá trabalhar. Esse é o momento que você escolherá a mídia que quer
usar no anúncio.
5. ADICIONE LINKS E TEXTO AOS ANÚNCIOS
Pronto, você escolheu a mídia,
chegou a hora de inserir o texto, os links, o botão de chamada para ação,
escolher o Pixel do Facebook que usará, entre outros detalhes do seu anúncio.
Links
Aqui você determinará qual será o
destino das pessoas quando clicarem no seu anúncio.
Título e texto
Nesse momento você deverá
adicionar o ‘Título’ e o ‘Texto’ do seu anúncio. O ‘Título’ deve ser breve e
direto e como a nossa imagem já falava do que se tratava o anúncio, fomos sucintos
e buscando não ser muito repetitivo. O ‘Texto’, por sua vez, será a copy que aparece
acima da imagem. Não é tão breve quanto o ‘Título’, mas precisa mostrar motivos
para as pessoas clicarem no anúncio.
Chamada para ação
Você escolherá qual tipo de
‘botão’ quer que apareça no anúncio. O Facebook dá para várias opções de CTAs
(Call to Action) para você optar.
Descrição do link no feed de notícias
Nesse item você escolherá a
descrição que aparece logo abaixo da imagem do seu link. Isso é interessante
para reforçar mais uma vez por que as pessoas devem clicar naquele anúncio. Por
ficar na parte inferior da imagem do anúncio, essa descrição precisa ser curta e
sucinta.
Exibir link
Esse item ‘Exibir link’ é
opcional e nada mais é do que a URL que aparecerá para as pessoas ao
visualizarem seu anúncio no Feed de Notícias. Apesar de ser opcional é uma
forma de mostrar para o usuário onde ele está indo. É importante ressaltar que
você pode reduzir o link de destino para que fique mais amigável, contudo,
jamais levar para um lugar diferente do qual menciona.
Parâmetros da url
Adicionar os ‘Parâmetros da URL’ também
é opcional. Isso serve para que você saiba mais sobre a origem do tráfego do seu
site na hora de analisar suas métricas. Funciona como se fosse os parâmetros
UTM do Google Analytics.
Conteúdo de marca
O ‘Conteúdo de marca’ diz
respeito a quando você tem um parceiro de negócios para aquele conteúdo que
está anunciando. Isso é bacana porque o parceiro não apenas é notificado pelo
Facebook como também terá acesso às métricas da publicação.
Rastreamento de pixel
É nesse momento que você inserirá
o Pixel para medir as conversões do seu site e depois analisar os resultados no
seu Gerenciador de Anúncios. Ao fazer tudo isso, basta clicar em ‘Confirmar’ no
final da página para fazer o pedido do seu anúncio para o Facebook.
QUARTO PASSO: ANÁLISE E OTIMIZAÇÃO
De nada adianta criar a
‘Campanha’, ‘Conjunto de Anúncios’ e ‘Anúncios’ da maneira correta e não
analisar e otimizar posteriormente de modo a conseguir mais resultados e menos
erros no processo. Após ter a Campanha aprovada e rodando, você poderá
acompanhar como ela se comporta. É interessante fazer isso após, no mínimo, uma
semana, ok?
Faça outro conjunto de anúncios
dentro da mesma campanha. O conjunto de anúncios possibilita trabalhar os
perfis diferentes que a sua empresa atende. Podem trocar somente a imagem, ou
somente o título, texto e descrição. Assim poderemos testar e ver qual dos dois
está trazendo mais resultados dentro de um mesmo público.
Ou seja, o Gerenciador de
Anúncios permite que você tenha uma visão global de como tudo está acontecendo
e também de cada item em específico de maneira muito simples e intuitiva. Selecionando
uma ‘Campanha’ você consegue saber como está a sua campanha de maneira geral. E
a partir daí você poderá ir mais a fundo, identificando o retorno dos
diferentes ‘Conjunto de Anúncios’ e, por fim, dos ‘Anúncios’ especificamente.
Tudo isso de acordo com o período de tempo que você selecionar.
Não existe um caminho das pedras,
encontre a sua maneira de anunciar a partir de ‘Testes A/B’ e investimentos
crescentes. A prática cotidiana, com certeza, te levará à excelência. Até
porque, ao longo do tempo, você sentirá a necessidade de alterar ou melhorar
algo.
Fonte: baseado em Leadlovers
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