Utilizando o Facebook Business para Anunciar seus produtos ou serviços

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TEORIA
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Antes de mais nada, você precisa compreender que a estrutura de uma campanha veiculada no Facebook é composta por 3 partes: A campanha, o conjunto de anúncios e os anúncios.

A. CAMPANHA
A campanha é a base, o alicerce de um anúncio. Além de ser a parte principal, é partir dela que você começará quando for anunciar. Isso porque é na campanha que você definirá o objetivo da publicidade.

B. CONJUNTO DE ANÚNCIOS
O conjunto de anúncios diz respeito às configurações gerais, isto é, a estratégia de veiculação em si. É aqui que você definirá público, orçamento (diário ou vitalício), horários, tempo de duração e posicionamentos.

C. ANÚNCIOS
Por fim, temos os anúncios, que são a parte visual em si. Essa é a etapa mais simples se as outras tiverem sido realizadas corretamente. Aqui você determinará o criativo, isto é, as imagens, os textos, os links e botões de chamada para ação (CTA) que serão utilizados em cada anúncio.
Em um mesmo conjunto de anúncios você pode ter diversos anúncios se apresentando ao público de uma forma diferente para identificar o que funciona mais para o seu público.
O maior 'segredo' de anúncios bons é ser direto, não escrever demais e ter imagens ou outras mídias atrativas para as pessoa que você quer atingir. Ah e lembre-se de que existe uma regra de que, se houver mais de 20% de texto na sua foto o alcance dos seus anúncios será reduzido.
Crie variações de anúncios dentro de um único conjunto. Assim, quando os usuários começarem a interagir com as publicações, você conseguirá determinar qual deles funciona melhor com cada uma das audiências. Outra dica valiosa: Deixe todos os anúncios ativos por cerca de 1 semana (ou até ter 10 mil impressões/exibições) para então permanecer rodando apenas o que tiver a melhor performance.

ETAPAS
É a partir do momento que os objetivos do negócio são traçados, o público-alvo definido, a persona criada e orçamento planejado que você poderá, enfim, entender mais a fundo as etapas e subdivisões para se trabalhar no Facebook Ads.

1. ESCOLHER O SEU OBJETIVO
Saber seus objetivos para estar anunciando no Facebook é tão primordial que, logo de cara, no Facebook Ads você terá que saber o que quer com aquela campanha: Quer aumentar o alcance da sua marca? Quer promover vendas online? Quer que os usuários façam download de algum material?

2. SELECIONAR O PÚBLICO
O Facebook Ads permite uma ótima segmentação. Então, cabe a você direcionar a ferramenta a favor do seu negócio escolhendo as características demográficas e comportamentais que caracterizam o seu público. Menos é mais aqui também.
E dentro do Facebook há 3 maneiras de selecionar o público, que são: Públicos Básicos, Públicos Personalizados e Públicos Semelhantes.

A.      PÚBLICOS BÁSICOS
A opção ‘Públicos Básicos’ do Facebook permite que você escolha de maneira manual o seu público a partir de dados demográficos, comportamentais, interesses, localização e conexões. Em relação às informações demográficas, você poderá escolher por idade, gênero, formação, local de trabalho, cargos, status de relacionamentos etc. Já os dados comportamentais englobam o uso de dispositivos, os comportamentos de consumo, etc. Os interesses, por sua vez, dizem respeito aos hobbies dos usuários, como eles se entretêm, o que se interessam. Por fim, a localização permite que você selecione regiões específicas e ainda criar um raio ao redor da sua escolha. Além dessas opções mais conhecidas, há ainda o item ‘Conexões’ para você impactar as pessoas que já estão conectadas com a sua marca de alguma forma no Facebook ou ainda excluir as mesmas de modo a direcionar seus investimentos para atingir novos públicos.

B.      PÚBLICOS PERSONALIZADOS
Com os ‘Públicos Personalizados’ você pode encontrar os seus clientes ou pessoas que já interagiram com o seu negócio dentro ou fora do Facebook. Isso é bem interessante para estabelecer um relacionamento com o público que já conquistou. Se for um potencial cliente o objetivo será levá-lo a compra, se for um cliente trabalhará a fidelização, por exemplo.
Você pode fazer isso de 4 maneiras: A partir de 'arquivos de clientes', de 'tráfego do site', de 'atividades em aplicativos' e de 'envolvimento'. Na opção ‘arquivos de clientes’ você pode utilizar os cadastros de clientes a partir de CRM ou listas de contatos dos clientes que você mesmo inserirá. A partir das informações contidas lá (e-mails e telefones), o Facebook direcionará o anúncio para essas pessoas desses dados que estão na rede social. Já a partir do ‘tráfego do site’ por meio da instalação de um Pixel do Facebook (trecho de código) no seu site, a rede social consegue impactar as pessoas que visitaram esse seu site.

Isso é bem bacana para você, por exemplo, fazer anúncios de determinados produtos em específico que as pessoas visitaram no seu site e, portanto, possuem algum interesse. A ‘atividades em aplicativos’, como o próprio nome sugere permite que o Facebook interaja com as pessoas que utIlizam seu aplicativo, se possuir. Nesse caso ao invés da instalação do Pixel em um site, é o SDK do Facebook que deverá ser inserido no seu aplicativo. Desse modo, você pode fazer anúncios estimulando pessoas a voltar utilizar seu aplicativo ou comprar outro item que você venda. O 'envolvimento' serve para você criar uma lista de pessoas que se envolveram com seu conteúdo tanto no Facebook como também no Instagram.

C.      PÚBLICOS SEMELHANTES
A opção ‘Público Semelhante’ também chamada de ‘lookalike’, como o nome próprio diz, é ideal para que você entre públicos semelhantes aos que você já possui. Por isso, para utilizar, é claro, você precisa ter criado um público antes. Ou seja, essa opção é bem útil para você encontrar indivíduos que se assemelham aos clientes que possui ou da lista de contatos. Dessa forma, você pode até mesmo utilizar os públicos personalizados que citamos antes, por exemplo, para então criar um ‘Público Semelhante’ a eles.

3. ESCOLHER ONDE QUER ESTAR
Ao anunciar pelo Facebook Ads você pode além de aparecer no Facebook, incluir o Instagram ou sites e aplicativos da Audience Network. Isto é, poderá escolher entre um e outro ou aparecer nos três locais. Também é aqui que você poderá determinar os tipos de dispositivos móveis que quer veicular seu anúncio. Como, por exemplo, escolher seu público pelo sistema operacional dos smartphones.

4. DEFINIR O SEU ORÇAMENTO
Aqui você poderá definir o seu orçamento total ou diário, bem como o intervalo de tempo que os anúncios serão veiculados. Existem dois tipos de orçamentos para você escolher: Diário ou vitalício. No diário você informa ao Facebook quanto gastará diariamente em cada anúncio. Enquanto que no vitalício você indicará o valor máximo que será gasto durante toda a veiculação do anúncio, isto é, durante todo o tempo que você determinar.

5. COMPREENDER E ESCOLHER ENTRE OS DIFERENTES FORMATOS DE ANÚNCIOS
Entre as opções, temos: A opção ‘Foto’, que você utilizará uma imagem, a ‘Vídeo’ onde você optará por um conteúdo audiovisual, a ‘Carrossel’ que é escolhida para inserir várias imagens ou vídeos num único anúncio, já a ‘Coleção’ permite que você crie uma experiência.

PIXEL DO FACEBOOK
O Pixel era um trecho de código que o próprio Facebook oferece para você instalar em seu site. Além da criação de Públicos Personalizados, a partir do Pixel você consegue: Medir a conversão entre diferentes dispositivos, levar os anúncios para pessoas que estão mais dispostas a realizar a ação desejada e ter melhores informações em relação ao tráfego do seu site.
Conforme as conversões acontecem, o Facebook ‘aprende’ mais a veicular anúncios para indivíduos predispostos a converter. O Pixel pode ser criado no próprio Gerenciador de Anúncios. Ao criar um, você mesmo poderá adicioná-lo no seu site, apenas é claro se tiver acesso ao código do site em questão. Para tal, você precisará adicionar o código base do Pixel do Facebook em todas as páginas do seu site e, depois, terá que inserir eventos padrão ao código do pixel em páginas específicas também do seu site, como a página do carrinho ou de compra.
Se você não se sentir muito seguro sobre o assunto, faça como a maioria das pessoas: Peça a um desenvolvedor inserir o Pixel no seu site. Como instalar um Pixel: https://www.facebook.com/business/help/952192354843755

PRÁTICA

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PRIMEIRO PASSO: CRIE A SUA CAMPANHA

1. ESCOLHA O OBJETIVO DA SUA CAMPANHA
Há 3 objetivos principais: 'Reconhecimento', 'Consideração' e 'Conversão'. Veja como há um progresso do primeiro ao terceiro objetivo. É uma sequência, como se fosse as 3 partes do Funil de Vendas: Topo, Meio e Fundo do Funil.

A.      Reconhecimento
Perceba na imagem que dentro do 'Reconhecimento' há duas opções: 'Reconhecimento da marca' e 'Alcance'. Ao escolher o 'Reconhecimento da marca' o Facebook impactará as pessoas que possuem maior chance de realmente se atentarem ao seu anúncio de modo a aumentar o seu reconhecimento de marca. Já se você optar por 'Alcance' o Facebook exibirá o anúncio máximo possível de pessoas.

B.      Consideração
Na 'Consideração' existem 5 opções, que são: 'Tráfego', 'Envolvimento', 'Instalações do aplicativo', 'Visualizações do vídeo' e 'Geração de cadastros'.
Enquanto escolher o 'Tráfego' fará com que um número maior de pessoas acesse sua página de destino (Exemplo: uma página do seu blog), optar por 'Envolvimento' buscará indivíduos com a maior probabilidade de interagir a partir de curtidas, reações, comentários, compartilhamentos, etc. O item 'Instalações do aplicativo' permite levar as pessoas que clicaram no anúncio até o seu App na Store para ser comprado. Já a 'Visualizações do vídeo' é ideal para mostrar um pouco mais dos valores e cultura da sua empresa, em poucos segundos. Como o próprio Facebook diz esse tipo de campanha visa aumentar a conscientização das pessoas sobre a sua marca.

Por último, mas não menos importante: A 'Geração de cadastros' foi feita para você conseguir os dados das pessoas em troca de alguma recompensa oferecida por sua empresa, isto é, conseguir leads. Para isso, o Face disponibiliza a funcionalidade Lead Ads, onde a pessoa que clica no seu anúncio no mobile é levada até um formulário carregado dentro do próprio Facebook. Esse formulário já vem preenchido automaticamente com dados do Facebook, mas também é possível editar se quiser. Por isso a funcionalidade é tão boa: Melhora a experiência do usuário por sua rapidez e simplicidade. Se quiser mais sobre a função Leads Ads, recomendamos essa leitura aqui https://www.facebook.com/business/ads/lead-ads

C.      Conversão
Por fim, na 'Conversão' temos 3 possibilidades: 'Conversões', 'Vendas do catálogo de produtos' e 'Visitas ao estabelecimento'. A alternativa 'Conversões', como você pode imaginar, serve para quando você quer que as pessoas se dirijam até o seu site, aplicativo ou estabelecimento físico para realizar algum tipo de conversão. Isto é, nesse caso a conversão acontece fora do Facebook.
Essa conversão não precisa ser necessariamente uma compra, pode ser outra ação de valor como deixar os dados na sua landing page (página de captura) para baixar seu e-book ou outra recompensa digital. Ou seja, essa opção é usada tanto para conversão de leads quanto para conversão de vendas, ok? Por esse motivo você deve usar o Pixel do Facebook para rastrear as conversões e, assim, mensurar os resultados das campanhas depois.

Para quem vende produtos físicos a opção 'Vendas do catálogo de produtos' é muito bacana. Isso porque os seus produtos são exibidos de maneira automática para o público escolhido. É claro que antes você precisará criar um catálogo de produtos lá no Facebook, se quiser saber como basta clicar aqui. Já a 'Visita ao estabelecimento', como os exemplos anteriores, possui o título bem autoexplicativo: É empregado para que as pessoas que estejam nas redondezas visitem o seu ponto comercial, sendo uma excelente escolha para quem possui loja física.

2. DAR NOME A CAMPANHA
Se você escolheu o objetivo da sua campanha, agora precisa dar um nome a ela. Você também pode usar o nome que o Facebook dá. Porém, achamos melhor que você mesmo nomeie para ter todas as campanhas organizadas e autoexplicativas depois. Após nomear, basta clicar em 'Continuar' para ir para o segundo passo: Criar o 'Conjunto de Anúncios'.

SEGUNDO PASSO: CRIE O CONJUNTO DE ANÚNCIOS

1. NOMEAR O CONJUNTO DE ANÚNCIOS
Escolha um nome que facilite a sua identificação e análise depois.

Conversão
Esse pequeno grande detalhe apenas aparecerá se você optará pelo objetivo de ‘Conversão’ ao criar a sua campanha. Como nós escolhemos isso, devemos identificar se a conversão acontece por meio de um site ou aplicativo e, então, adicionar o evento de Pixel. Há a possibilidade de escolher entre Site ou Aplicativo, o primeiro acontece por meio de Pixel e o segundo por SDK. Saiba como configurar Pixel em https://www.facebook.com/business/help/153210695223635

2. ESCOLHER O PÚBLICO
Públicos Básicos, Públicos Personalizados e Públicos Semelhantes. Fique sempre atento a agulha indicadora a direita do seu painel: Se apontar para a ‘cor vermelha’, significa que você deve expandir mais o seu público, a ‘cor amarela’ revela a necessidade de um orçamento maior para atingir. Agulha apontada para a cor verde, portanto, indica a melhor escolha.

Em seguida, no item ‘Localização’ você pode incluir as regiões que quer impactar com esse Conjunto de Anúncios (a região Sudeste costuma comprar mais). Além disso, você escolherá a ‘Idade’, ‘Gênero’ e ‘Idioma’ do seu público. Depois ‘Direcionamento detalhado’. Esse item é bastante interessante para incluir ou excluir pessoas que a partir do público definido acima. Por fim, a opção ‘Conexões’ possibilita que você impacte pessoas que tenham alguma conexão com a sua página, aplicativo e/ou evento. Poderia ser, por exemplo, ‘Pessoas que já curtiram a sua página’ ou ainda ‘Amigos de Pessoas que já curtiram sua página’. Novamente, isso fará com que seu público diminua de modo a aparecer apenas para os indivíduos que possuam determinada conexão escolhida por você.

3. SELECIONAR O POSICIONAMENTO DOS ANÚNCIOS
Chegamos a etapa em que você deve escolher onde quer veicular o seus anúncios. Isso quer dizer se queremos que os anúncios apareçam no Facebook, no Instagram e/ou no Audience Network. Assim, você poderá optar pela opção ‘Posicionamentos automáticos’, que segundo o Facebook garante que os seus anúncios sejam veiculados nos locais com maior chance de desempenhar melhor.
Além disso, existe o item ‘Opções Avançadas’, que você pode editar caso queira que os anúncios apareçam apenas para dispositivos iOS, Android ou ainda celulares comuns.

4. DEFINIR O ORÇAMENTO E A PROGRAMAÇÃO DO ANÚNCIO
Em relação ao ‘Orçamento’, você terá que escolher um valor vitalício ou diário para gastar no seu ‘Conjunto de Anúncios’. Lembre-se do que explicamos anteriormente que orçamento diário é a média que você gastará por dia, enquanto que o vitalício é o valor máximo a ser consumido durante o período de veiculação dos seus anúncios.
A ‘Programação’ é onde você irá determinar se quer esse Conjunto de Anúncios veicule a partir do dia que você o cria ou dentro de um intervalo específico de tempo que você selecionará.
Ainda nessa etapa, existem os itens ‘Otimização para veiculação de anúncio, ‘Período de Conversão’, ‘Valor do lance’, ‘Quando a cobrança será feita’, ‘Programação de anúncios’ e ‘Tipo de veiculação’.

A ‘Otimização para veiculação de anúncios’ serve para que o Facebook busque os melhores resultados pelo menor custo a partir do que você quer alcançar. Nós escolhemos o item ‘Conversões’, pois é o que queremos conseguir com esse ‘Conjunto de Anúncios’. Deu para entender como funciona? Se você escolhesse ‘cliques no link’, por exemplo, o Facebook direcionaria os anúncio para as pessoas com maior chance de clicar. Em seguida temos o ‘Período de conversão’ que nada mais é do que o tempo que você considera comum para que a pessoa faça a ação esperada (no caso, conversão) depois de visualizar ou clicar em seu anúncio. Isto é, essa escolha irá variar muito de acordo com o que você está oferecendo ao público, bom senso e estratégia é crucial nesse ponto. Veja que aqui nós optamos por ‘clique de 7 dias ou visualização de 1 dia’. O ‘Valor do lance’ existe porque nos anúncios do Facebook Ads ocorre um leilão onde você compete com outros anunciantes que buscam o mesmo público-alvo que você.

Assim, você poderá escolher por ‘Automático’ ou ‘Manual’. No ‘Automático’ o Facebook que define para que você obtenha o máximo de compras pelo menor valor. Enquanto que o ‘Manual’ é você que define o custo de destino por compra. Nós escolhemos pelo ‘Automático’, pois consideramos essa uma maneira mais assertiva de anunciar. Na opção ‘Quando a cobrança será feita’ o próprio nome diz, você definirá quando será cobrado. Enquanto que a ‘Programação de Anúncios’ é utilizada para escolher se você quer que os anúncios rodem o tempo todo, continuamente, ou se quer seguir uma programação de horas e dias da semana em específico.
O último item dessa etapa é o ‘Tipo de veiculação’, onde você pode optar por veiculação ‘Padrão’ ou ‘Acelerada’. A ‘Padrão’ é a recomendada pelo Facebook e a mais utilizada. Já a ‘Acelerada’ é perfeita para quando você quer alcançar um público-alvo rapidamente, isto é, apenas para casos específicos. Além disso, só é possível escolher a ‘Acelerada’ se você escolher o ‘Valor do lance’ como ‘Manual’ anteriormente. Enfim, saiba mais sobre orçamentos em https://www.facebook.com/business/help/214319341922580?helpref=faq_content

TERCEIRO PASSO: CRIE OS SEUS ANÚNCIOS
Clique na opção Criar Anúncios abaixo do Conjunto de Anúncios.

1. NOME DO ANÚNCIO
A primeira coisa que você fará ao criar os seus anúncios será dar nome a cada um deles. É esse nome que aparecerá nos relatórios, notificações, informações e dicas. Assim, escolha um nome que facilite para que você diferencie os seus diferentes anúncios depois.

2. SELECIONAR A PÁGINA
Após dar o nome para o seu anúncio, você verá a opção de escolher qual Página do Facebook o anúncio em questão representará, caso você seja administrador de outras páginas na rede social, por exemplo.

3. SELECIONAR O FORMATO DO ANÚNCIO
Chegou a hora de você optar por um dos diversos formatos de anúncios que o Facebook disponibiliza. Como você pode ver abaixo são 5 formatos básicos: ‘Carrossel’, ‘Imagem única’, ‘Vídeo único’, ‘Apresentação Multimídia’ e ‘Coleção’.
A opção ‘Carrossel’ é utilizada para anúncios com 2 ou mais imagens ou vídeos em que o usuário poderá passar entre um e outro. Na ‘Imagem única’ você pode criar 6 anúncios com uma imagem. Já no ‘Vídeo único’, como o próprio nome diz, você poderá inserir um vídeo. Enquanto que na ‘Apresentação multimídia’ você poderá adicionar um vídeo em loop com até 10 imagens. E escolhendo ‘Coleção’ você exibirá uma coleção de mídias criando uma experiência móvel em tela cheia.

4. ESCOLHER A MÍDIA
Após escolher o formato de anúncio que irá trabalhar. Esse é o momento que você escolherá a mídia que quer usar no anúncio.

5. ADICIONE LINKS E TEXTO AOS ANÚNCIOS
Pronto, você escolheu a mídia, chegou a hora de inserir o texto, os links, o botão de chamada para ação, escolher o Pixel do Facebook que usará, entre outros detalhes do seu anúncio.

Links
Aqui você determinará qual será o destino das pessoas quando clicarem no seu anúncio.

Título e texto
Nesse momento você deverá adicionar o ‘Título’ e o ‘Texto’ do seu anúncio. O ‘Título’ deve ser breve e direto e como a nossa imagem já falava do que se tratava o anúncio, fomos sucintos e buscando não ser muito repetitivo. O ‘Texto’, por sua vez, será a copy que aparece acima da imagem. Não é tão breve quanto o ‘Título’, mas precisa mostrar motivos para as pessoas clicarem no anúncio.

Chamada para ação
Você escolherá qual tipo de ‘botão’ quer que apareça no anúncio. O Facebook dá para várias opções de CTAs (Call to Action) para você optar.

Descrição do link no feed de notícias
Nesse item você escolherá a descrição que aparece logo abaixo da imagem do seu link. Isso é interessante para reforçar mais uma vez por que as pessoas devem clicar naquele anúncio. Por ficar na parte inferior da imagem do anúncio, essa descrição precisa ser curta e sucinta.

Exibir link
Esse item ‘Exibir link’ é opcional e nada mais é do que a URL que aparecerá para as pessoas ao visualizarem seu anúncio no Feed de Notícias. Apesar de ser opcional é uma forma de mostrar para o usuário onde ele está indo. É importante ressaltar que você pode reduzir o link de destino para que fique mais amigável, contudo, jamais levar para um lugar diferente do qual menciona.

Parâmetros da url
Adicionar os ‘Parâmetros da URL’ também é opcional. Isso serve para que você saiba mais sobre a origem do tráfego do seu site na hora de analisar suas métricas. Funciona como se fosse os parâmetros UTM do Google Analytics.

Conteúdo de marca
O ‘Conteúdo de marca’ diz respeito a quando você tem um parceiro de negócios para aquele conteúdo que está anunciando. Isso é bacana porque o parceiro não apenas é notificado pelo Facebook como também terá acesso às métricas da publicação.

Rastreamento de pixel
É nesse momento que você inserirá o Pixel para medir as conversões do seu site e depois analisar os resultados no seu Gerenciador de Anúncios. Ao fazer tudo isso, basta clicar em ‘Confirmar’ no final da página para fazer o pedido do seu anúncio para o Facebook.

QUARTO PASSO: ANÁLISE E OTIMIZAÇÃO
De nada adianta criar a ‘Campanha’, ‘Conjunto de Anúncios’ e ‘Anúncios’ da maneira correta e não analisar e otimizar posteriormente de modo a conseguir mais resultados e menos erros no processo. Após ter a Campanha aprovada e rodando, você poderá acompanhar como ela se comporta. É interessante fazer isso após, no mínimo, uma semana, ok?
Faça outro conjunto de anúncios dentro da mesma campanha. O conjunto de anúncios possibilita trabalhar os perfis diferentes que a sua empresa atende. Podem trocar somente a imagem, ou somente o título, texto e descrição. Assim poderemos testar e ver qual dos dois está trazendo mais resultados dentro de um mesmo público.
Ou seja, o Gerenciador de Anúncios permite que você tenha uma visão global de como tudo está acontecendo e também de cada item em específico de maneira muito simples e intuitiva. Selecionando uma ‘Campanha’ você consegue saber como está a sua campanha de maneira geral. E a partir daí você poderá ir mais a fundo, identificando o retorno dos diferentes ‘Conjunto de Anúncios’ e, por fim, dos ‘Anúncios’ especificamente. Tudo isso de acordo com o período de tempo que você selecionar.
Não existe um caminho das pedras, encontre a sua maneira de anunciar a partir de ‘Testes A/B’ e investimentos crescentes. A prática cotidiana, com certeza, te levará à excelência. Até porque, ao longo do tempo, você sentirá a necessidade de alterar ou melhorar algo.


Fonte: baseado em Leadlovers

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