O método S.M.A.R.T. é uma excelente ferramente para traçar e atingir suas metas, não tem importância qual seja.
É um conceito formado pelas iniciais de cada um de seus atributos na língua inglesa:
Esse conceito foi criado em 1954 por Peter Drucker, um guru da Adminstração.
Mas como estamos no Brasil, prefiro explicar pros meus clientes que devemos enquadrar sua meta no método METAS.
Vamos começar:
Mensurável:
- Quanto ou o quê custa?
- Como saberá que atingiu a meta?
- Não tenha metas genéricas, seja detalhista.
- O que vai fazer, com quem e onde?
- Definir quais as micro-metas, ou seja, quebrar a meta em etapas.
Tempo:
- Defina prazos não tão rigorosos, que sejam realistas.
- Pode definir mini-prazos pra cada micro-meta que lhe levarão à sua meta.
Atingível:
- É compatível com sua realidade, recursos e capacidade?
- De que é preciso?
Significativo:
- Por que essa meta é relevante pra você?
- O que você vai ganhar de positivo, o que você vai perder de negativo?
Pra complementar, os professores Donald Sull e Charles Sull da MIT Sloan Scholl of Management sugerem que melhor do que SMART é a técnica FAST.
- Frequently discussed (Frequentemente discutido): constantemente revisados, discutindo como estão indo em relação a suas metas.
- Ambitious (Ambicioso): o ideal são metas quase impossíveis, mas não impossíveis.
- Specific (Específico): seria a própria técnica SMART inserida nesta etapa.
- Transparent (Transparente): pública, do conhecimento de todos ou de que for relevante pra cumprir sua meta.
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