SETE MITOS DA PROFISSÃO


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1- “Tem muito psicólogo” e o “mercado está saturado”. Muita gente nem sabe o que o psicólogo faz. Tem muitas áreas da psicologia pouco exploradas no brasil, a psicologia forense, biopsychology, mediapsychology, enginnerpsychology e outras. Há como crescer sem ser concorrente dos outros. Podem fazer parcerias, podem se ajudar a crescer.

2- ”É só fazer um bom trabalho que os clientes vão chegar”. Se depender do boca a boca, vai demorar anos pra ter retorno. É preciso ser proativo e apresentar o trabalho pra quem precise dele.

3- “Pós graduações garantem sucesso profissional”. Se capacitar é importante e pra sempre. Mas isso não faz automaticamente o sucesso profissional. Tem gente com currículo invejável, mas desempregados e não se destacam.

4- “Credenciamento em plano de saúde vai resolver todos os problemas”. Pode ajudar inicialmente, mas depender disso pode ser um grande risco. Os planos de saúde são empresas com fins lucrativos e tenderão a pagar menos a você e cobrar mais das pessoas. Ela é uma intermediária entre você e seu paciente e fica com a maior parte do lucro. Pode ser que tenha que trabalhar muito para ter quase nenhum lucro.

5- Não posso divulgar meu serviço. Muitos desistem da profissão por não ter clientes só por estar preso neste mito. Divulgação está ligada ao conhecimento de marketing e de publicidade. Marketing visa o conhecimento do mercado ao qual está inserido. Após isso, fazer a publicidade. Sem esses dois, pouquíssimas pessoas descobrirão seu serviço, ficando à mercê do acaso. O código de ética não proíbe publicidade, mas coloca restrições. Art. 20 do código de ética. Art. 53 a 58 da resolução 003/2007. Psicólogo pode e deve divulgar seu trabalho. Hoje com a internet, pode-se fazer ações eficazes de divulgação até de graça, utilizando os métodos certos.

6- “Não vou conseguir me sustentar na psicologia, não dá retorno financeiro”. O psicólogo tem poucos custos pra exercer a profissão, podendo ter já lucro no primeiro dia de trabalho (diferente de um dentista, por exemplo), mas não utiliza produtos físicos, apenas intelectuais. "Há mais pessoas que desistem do que pessoas que fracassam" - Henry Ford.

7- Quanto mais ampla minha atuação, melhor. Acham que englobando mais áreas, terão mais clientes. Tentar atingir todos os públicos é uma ação pouco efetiva. A ideia de segmentar é contra-intuitiva. É mais interessante focar em nicho de mercado, um grupo de pessoas mais definido, criando portfólios específicos para atender as necessidades deste nicho, do que ser um psicólogo faz-tudo, atende casais, idosos, crianças, e acaba não sendo referência pra nenhum destes públicos. Um segmento escolhido não precisa ser definitivo, você pode fazer adaptações e aumentando aos poucos os públicos que você vai focar.

Fonte: Psicologia Estratégica

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