Seis passos que precisam fazer parte da sua carreira de psicólogo.


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1- Utilizar Facebook e Instagram profissionalmente.


Enxergue as redes sociais como vitrine profissional. As pessoas hoje em dia, em sua maioria, estão sempre com um smartphone à mão. Use sua conta pessoal do Facebook, não somente sua fanpage, pois assim o Facebook entrega seus posts a mais pessoas.

Não tema e siga o que diz o Conselho de Ética: "o psicólogo contribuirá para promover a universalização do acesso da população às informações, ao conhecimento da ciência psicológica, aos serviços e aos padrões éticos da profissão".

2- Postar conteúdos diariamente.

Dificilmente a Rede Globo faria sucesso se funcionasse só segunda, quarta e sexta. Assim também são seus conteúdos. Não existe excesso de conteúdo, existe conteúdo chato. Então esteja lá diariamente, gerando valor pras pessoas e interagindo com elas.

Se você não gosta de ficar em rede social, aí poder preferir pagar alguém para fazer por você, digo uma coisa: mesmo que tenha uma empresa de marketing fazendo tudo por você, cabe a você estar à frente da produção de conteúdo e de interagir com o público. Ninguém pode fazer isso por você.

Ajude a esclarecer à sociedade que é o psicólogo que trata da saúde mental (depressão, ansiedade, fobias, transtornos etc). Psicoeduque, porque tu fez um juramento!

3- Atue num nicho específico.

Subniche o subnicho do nicho se for preciso. Quanto mais você fizer isso, quanto mais específico, mais você será único. E é muito difícil você ser o segundo melhor num nicho em que você é o único.

Deste modo você será encontrado pelo seu potencial cliente mais facilmente. Quando estiver atuando neste rumo, irá utilizar todo conhecimento que acumulou pra ajudar seus clientes.

Se quiser mudar de nicho, também pode. Não precisa escolher um e ficar até o fim da vida.

Analise o que você sabe fazer, o que gosta de fazer, o que a sociedade precisa, o que pode ser bem remunerado (é praticamente a busca pelo Ikigai - Propósito de Vida).

4- Conheça as dores do seu público.

Conheça as necessidades e dores de quem você quer chamar atenção. Se não, vai ganhar muitos "likes", mas pouquíssimos clientes. Isso porque você vai falar e falar, mas não vai se conectar.

Fazer perguntas, responder a comentários, directs, mostrar seu rosto e até o que você faz nas horas vagas gera conexão.

Publicações que geram valor: exemplifique um problema, então fale de possíveis causas, esclareça sobre seus efeitos ou consequências, sugira quais soluções possíveis. Em outras palavras, fale sobre como sair do estado atual (complicação ou dor) para o estado desejado (objetivo terapêutico).

5- Ter mais de um serviço na psicologia.

Psicologia é apenas psicoterapia e RH, certo? Não. Saia da caixa por favor. Você só está trabalhando quando está clinicando? Se sim, ô coitado(a).

Você está promovendo cursos, workshops, palestras? Está está entrando em contato com possíveis parceiro ou clientes, fazendo network? Está escrevendo algum livro (pode ser ebook mesmo, gratuito e pequeno também vale). Está criando psicodesafios pelo whatsapp ou instagram?

Já desapegou que a única maneira de atender é a presencial? Atualmente podemos atender sem limites geográficos. Em maio de 2018, o CFP publicou a resolução nº 11, que regulamenta a prestação de serviços psicológicos realizados por meios de tecnologias da informação e da comunicação e revoga Resolução CFP Nº 11/2012.

Então não interessa se você está uma cidadezinha perdida no meio do nada ou se está numa cidade com psicólogos saindo pela tampa. O caso agora é se você tem resistência ou não em atender on line. Se ainda tem, bom, talvez um dia você perceba que será inevitável deixar de lado sua crença limitante em atender on line.

6- Tenha um mentor.

O que afasta um psicólogo da prosperidade na carreira são: não saber o que/como/quando fazer. Além da insegurança de não conseguir ou não ser bom o bastante ou não ser um exemplo de vida para se achar capaz de tratar alguém (aham, ser perfeito e sem problemas é condição sine qua non, por que não avisaram pra gente antes de começar a faculdade?).

Mas com um bom mentor, você resolverá esses probleminhas, te mostrando como encurtar o caminho. Esse é o princípio de uma mentoria, pois ela vai passar sua própria experiência pra lhe dizer o que fazer, quando e como para alcançar os resultados que deseja.

O compositor francês Hector Berlioz disse "O tempo é um grande mestre, tem porém o defeito de matar seus discípulos".

Ao pesquisar o mentor avalie: ele mostra resultados em sua carreira? Ele faz o que ensina? Quantos já ajudou com eficácia?

Fonte: baseado em Psicólogo Próspero e Ignição Digital.

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