O cliente quer uma psicoterapia barata ou a que dá resultados?

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O desconto é o preço que você paga por não ter gerado valor suficiente!

O cliente que vier a você pelo preço, ele não é seu cliente, ele é cliente do preço.
Cobrar muito baixo, até mesmo abaixo da tabela, pode significar que está pagando pra trabalhar.
Não cobre os cursos que cursou, nem mesmo a graduação em que se formou.
Pode chegar ao ponto de cobrar tão baixo que vira concorrência desleal e cometer infração ética.

É normal o cliente pedir desconto. E mesmo que lhe proponham que vai indicar pra outras pessoas e tudo mais, você pode simplesmente dizer: não dou desconto, porque não quero ser reconhecido como um psicólogo que dá desconto, mas ser reconhecido por um profissional que dá resultado.

Então, ponha na cabeça isso: na maioria das vezes, as pessoas não estão atrás de desconto, mas de alguém que resolve o problema delas. Mostre que é capaz de promover o resultado que ele busca.

Se seu trabalho é meia-boca, então você tem que cobrar meia-boca mesmo. Mas se você faz um excelente trabalho, você tem que precificar de maneira equivalente.

Só que não é só ser muito bom no que faz que você pode elevar o preço da sua sessão. Você também tem que estar com seu marketing muito bom, entregando conteúdo, mostrando seu valor, publicando o que você sabe, gerando autoridade, criando relacionamento, aumentando seu network.

O que você pode adicionar ao seu serviço que vai elevar a percepção de valor ao seu trabalho?

No meu caso, promovo um ambiente confortável para todos os sentidos, visual (com decorações leves tipo vasos, flores, velas, quadros, almofadas), olfato (óleos essenciais, incenso), auditivo (tocando sons da natureza ou mantras indianos), ar condicionado (sim, ainda tem quem atenda com um ventilador na sala fazendo aquele barulho).

Além disso, presenteio com um caderninho pra que anotem as tarefas e insights. As ferramentas e tarefas em papel que entrego estão com a marca da Academia da Autoeficácia, dentro de uma pasta com o adesivo da logomarca, pra que vão guardando-as. Isso dá um senso de organização e profissionalismo. Também presenteio com meu livro impresso ou faço sorteios quando em palestras ou workshops. Explico com detalhes como é o trabalho e quais serão os próximos passos, pergunto "porque foi importante a sessão de hoje", a fim de se lembrarem de imediato os aprendizados.

E também tem a qualidade do trabalho terapêutico em si. Isso não só requer fazer cursos, ler livros da minha área específica, mas também conhecer sobre religiões, filosofia contemporânea, educação financeira, política, alimentação, atualidades, conhecimento de terapias alternativas, para que eu possa entregar o máximo de qualidade ao meu cliente.

Fontes: baseado em Psicologia Estratégica e Ignição Digital.

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