Pirâmide dos potenciais clientes. Sabem que precisa (Cliente Altamente Motivado), sabem que precisam mas adiam (Cliente Levemente Motivado), não sabem que precisam (Cliente Não Motivado). Você pode fazer mais do que oferecer seu serviço e esperar um sim ou não. Fechamento de 4 fases (funil de vendas). Fechamento é o momento em que o cliente se torna seu paciente de fato.
1- Segmentar: quem quer falar sobre tudo com todos, geralmente não consegue atenção de ninguém. Somos bombardeados por milhares de ofertas todos os dias. Foque no interesse de um certo grupo de pessoas, isso vai aumentar sua chance de ser ouvido.
2- Descobrir: entregar conteúdo de valor. Agora ela vai prestar atenção no que você está falando. "O segredo é não correr atrás das borboletas e sim do jardim para que venham até você. No final das contas, você vai achar não quem você estava procurando, mas quem estava procurando você" - Mario Quintana.
3-Entregar: artigos, informações, postagens, entrevistas, livro. Não de qualquer jeito. Tem estratégia certa pra isso. Você vai contribuir para expandir o universo das pessoas. Você se vai deixar de ser desconhecido e se tornará uma referência. Isso inclusive está previsto no Art. 56 da resolução do CFP OO3/2007: o psicólogo, em sua publicidade, é obrigado a prestar informações que esclareçam a natureza básica dos seus serviços. E o inciso V do código de ética: o psicólogo contribuirá para promover a universalização do acesso à população às informações, ao conhecimento da ciência psicológica, aos serviços e aos padrões éticos da profissão.
4- Fechar: se ela precisa do seu serviço, ela vai te procurar. Não é uma venda, mas um fechamento. Pois você só mostrou informações verdadeiras.
Fonte: Psicologia Estratégica
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